3 universidades portuguesas entre as melhores do Financial Times

Dgcampos / wikimedia

foto: Dgcampos / wikimedia

foto: Dgcampos / wikimedia

Três universidades portuguesas integram o “ranking” do Financial Times das melhores escolas de economia e gestão da Europa, segundo uma lista hoje divulgada e liderada por uma escola francesa e outra espanhola.

Na lista das melhores 75 escolas surge em 25.º lugar a Universidade Católica, que subiu sete lugares em relação a 2012, seguindo-se a Universidade Nova de Lisboa, que desceu sete posições em relação ao ano passado e está agora em 36.º lugar.

A Universidade do Porto aparece depois no 66.º lugar, tendo descido uma posição em relação ao “ranking” de 2012.

Segundo Francisco Veloso, diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica, o resultado “constitui um enorme orgulho e reafirma a liderança nacional da Escola”.

“Alcançámos o objectivo de constar entre as 25 melhores Escolas da Europa em apenas 5 anos, metade do tempo a que nos tínhamos proposto”, salientou o responsável em comunicado, no qual se diz que a escola começou por captar as melhores parcerias americanas em vários programas, alargou-as a escolas líderes na Europa, e apostou recentemente em mercados africanos, estando agora a expandir-se para a América do Sul.

“Esta dimensão internacional reflecte-se também nos cerca de 50% de alunos estrangeiros nos programas de mestrado, oriundos de mais de 30 nacionalidades, e mais de 130 parcerias com escolas de topo internacionais. Mais de 30% do corpo docente já é internacional sendo que 90% dos professores têm doutoramentos das melhores universidades estrangeiras”, diz também.

A Faculdade de Economia da Universidade Nova (Nova School of Business and Economics) destaca também a presença de doutorados estrangeiros (33 por cento) e diz que lecciona o sétimo melhor mestrado do mundo e teve cinco prémios noutro “ranking” recentemente conhecido.

“Estarmos entre as 40 melhores da Europa num ‘ranking’ tão prestigiado é um orgulho. Mas a escola tem consciência de que reúne todas as condições para integrar o top 20 europeu e acreditamos que esse salto pode ser dado nos próximos anos”, disse o diretor da Faculdade de Economia, José Ferreira Machado.

A Faculdade de Economia do Porto disponibiliza duas licenciaturas, 15 mestrados (alguns totalmente em inglês) e dois doutoramentos. Tem actualmente cerca de 200 estudantes de 39 países e dois centros de investigação. Diz a Faculdade na página oficial que os níveis de colocação dos seus alunos no mercado de trabalho rondam os 100 por cento.

No “ranking” do Financial Times a Espanha coloca três universidades nos dez primeiros lugares. Ao lado da HEC de Paris surge a espanhola IE Business School no primeiro lugar, seguida da London Business School, do Reino Unido, e da também espanhola Esade Business School, ambas em terceiro lugar.

Em quinto lugar aparece a Insead, francesa, e em sexto a Iese Business School, também de Espanha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …