Pressão sobre SNS aumenta. Há mais de 3 mil médicos à beira da reforma

1

A pressão sobre o SNS aumenta, já que nos próximos quatro anos há mais de 3 mil médicos que estão em condições para se reformar.

Há cerca de 3.200 médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão em condições de aposentação nos próximos quatro anos. Isto representa 10,5% do universo total de 30.378 médicos em funções no SNS.

De acordo com o Correio da Manhã, com base nos dados enviados pelo Ministério da Saúde ao Parlamento, mais de 900 médicos são da medicina geral e familiar, uma área onde já há falta de médicos atualmente. Assim, nos próximos anos, a pressão sobre o SNS pode aumentar ainda mais.

Atualmente, mais de um milhão de portugueses não têm médico de família. Daqui a quatros, portanto, a situação poderá piorar. Todavia, o Ministério da Saúde sugere que há uma luz ao fundo do túnel.

“O grupo profissional dos médicos regista uma distribuição mais assimétrica, com um número significativo de médicos em condições potenciais de aposentação. No entanto, importa referir que esta questão poderá ser compensada pela entrada de novos médicos no sistema”, sublinha o Ministério da Saúde.

“Numa análise mais específica, é possível ainda aferir que o potencial de aposentações nos médicos especialistas de medicina geral e familiar é superior ao potencial de aposentações nos médicos das especialidades hospitalares”, acrescenta.

Quem não está tão otimista é o bastonário da Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães alerta que a concentração de médicos em condições de aposentação “é um risco grande para o funcionamento do SNS”, na medida em que “a situação se vai agravar ainda mais”.

O bastonário diz que os médicos vão reformar-se e depois trabalhar para o privado, pelo que é necessário valorizar mais o trabalho dos profissionais de saúde no SNS.

O recurso à contratação de médicos aposentados é uma das soluções que o Governo adotou para colmatar a falta de clínicos no SNS.

ZAP //

1 Comment

  1. Não há é vontade de meter mais médicos pois as ordens são para reduzir a população.
    Não faltam jovens que todos os anos ficam à porta das universidades por causa de um décima mas depois vão buscar médicos estrangeiros com notas mais baixas.
    Tudo não passa de uma grande mentira só para reduzirem a população mundial à semelhança do que fizeram com a fraudemia Covid.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.