278 milhões: CGD mais que duplica prejuízo até setembro

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um resultado líquido negativo de 278 milhões de euros nos primeiros nove meses, que compara com o prejuízo de 130 milhões de euros no mesmo período de 2012, revelou hoje a entidade.

Apesar do recuo das provisões e imparidades, para 703 milhões de euros, quando, em setembro do ano passado ascendiam a 1,1 mil milhões de euros, estas continuam a pesar sobre os resultados do banco público.

“O pico das imparidades foi em 2011 e, desde então, temos assistido à tendência de redução das mesmas. Esperamos que esta tendência de descida das imparidades se mantenha”, afirmou o presidente do Grupo CGD, José de Matos, num encontro com jornalistas em Lisboa.

Já a margem financeira baixou de 1,1 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2012 para quase 700 milhões de euros, o que também ajuda a explicar o resultado líquido negativo da CGD entre janeiro e setembro.

Tal como o custo suportado pelo banco com os instrumentos híbridos convertíveis (‘CoCo’) que estão nas mãos do Tesouro, que foi de 60,5 milhões de euros até setembro.

Sem este encargo devido pela ajuda recebida pela CGD do Estado para a sua recapitalização, a entidade teria apresentado um resultado líquido negativo de 217 milhões de euros.

Questionado sobre as expectativas que tem acerca do regresso ao lucro do grupo financeiro estatal, e se tal pode acontecer já para o próximo ano, José de Matos mostrou-se prudente: “Ainda é cedo para falar de 2014”, sublinhou.

Mesmo assim, segundo a CGD, apesar da nova deterioração do resultado líquido, a gestão prevê “uma evolução anual menos negativa do que no ano de 2012”, quando o prejuízo do exercício completo foi de 394,7 milhões de euros.

O ativo líquido da CGD ascendeu a 112,4 mil milhões de euros, face aos 117,5 mil milhões de euros apurados em setembro de 2012.

Entre janeiro e setembro, o crédito a clientes caiu para 71,2 mil milhões de euros, contra os 76,4 mil milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Em sentido inverso, os depósitos de clientes cresceram de 65,6 mil milhões de euros para 66,3 mil milhões de euros.

Os custos operacionais da CGD tiveram uma ligeira descida homóloga para 1,2 mil milhões de euros, com a reintrodução do pagamento dos subsídios de férias e de natal a contrariar a redução dos outros gastos do grupo.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …