27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Yves Herman / Pool / EPA

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel. 

Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica na Europa “é grave” e deverão apoiar a necessidade de manter “restrições rigorosas”.

“Continua a ser um desafio, devido ao surgimento de novas variantes e à necessidade de encontrar o equilíbrio certo entre as restrições e o fluxo regular de bens e serviços no mercado único”, escreveu Charles Michel na carta convite que endereçou aos governos dos Estados-Membros.

Sobre a possibilidade de endurecer medidas nas fronteiras, vários países expressaram a sua preocupação, já que pode ter consequências nas cadeias de transporte de bens no mercado interno. As viagens não-essenciais, por outro lado, deverão continuar limitadas.

Já em relação à certificação de imunidade, os 27 Estados-membros deverão apelar a “uma abordagem comum nos certificados de vacinação”, lê-se num documento de trabalho consultado pela rádio.

Charles Michel salientou que uma das suas prioridades continua a ser a aceleração da vacinação em toda a União Europeia, mas, para isso, não basta vontade política. O Conselho Europeu “exigirá, por exemplo, a procura de soluções para aproximar os fabricantes das cadeias de abastecimento, a fim de aumentar a produção na UE”.

A TSF destaca que os governos europeus vão incentivar “os esforços adicionais” da Comissão Europeia para aumentar a capacidade de imunização, nomeadamente abordando a indústria. “Também inclui garantir que as entregas de vacinas sejam previsíveis e que as empresas farmacêuticas cumprem compromissos”, referiu o presidente do Conselho Europeu.

Na carta convite, Charles Michel sublinhou que, além dos temas mais prementes, “há mérito em começar a fazer um balanço das lições aprendidas com a nossa experiência até agora”.

Desta forma, é previsível que, na cimeira, o Conselho Europeu peça à Comissão para apresentar um relatório que sintetize a aprendizagem ao longo deste ano marcado pela pandemia de covid-19. O trabalho deverá estudar a partilha de informações, a coordenação, os contratos conjuntos ou as formas de garantir uma capacidade de produção na Europa e de criar reservas estratégicas.

Na sexta-feira, o debate vai centrar-se sobre Segurança e Defesa, com a presença do Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, no início da vídeocimeira, para uma “troca de opiniões sobre a cooperação UE-NATO”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros. A notícia …

Um morto e vários feridos em tiroteio numa escola no Tennessee

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu. “Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet …

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …