26 golos em três jogos de taças (incluindo um 12-0)

Robert Ghement / EPA

Números anormais, em competições de Inglaterra e Alemanha. E contabilidade aumenta se espreitarmos outros campeonatos.

A noite de 25 de agosto de 2021, no futebol, foi uma noite de golos. Em resumo, foi isso. E olhando somente para taças de Inglaterra e Alemanha, foram marcados 26 golos em apenas três jogos – e apenas por três equipas.

O Southampton fez história. Num dos jogos da segunda ronda da Taça da Liga inglesa, o Southampton venceu em Rodney Parade, terreno do Newport County, por 8-0. Foi uma vitória “gorda” e inédita: fora de casa, foi a maior goleada de sempre do Southampton, um clube que já foi criado há 135 anos.

Mohamed Elyounoussi foi o nome em destaque nesta noite especial, ao marcar três golos. O estreante Armando Broja bisou, enquanto Nathan Tella, Kyle Walker-Peters e Nathan Redmond apontaram um golo cada.

Pierre-Emerick Aubameyang esteve em destaque noutra goleada: 6-0 do Arsenal contra o West Bromwich Albion. Nicolas Pépé, Bukayo Saka e Alexandre Lacazette também marcaram.

Mas o resultado quase inacreditável aconteceu na Alemanha. Na primeira eliminatória da Taça da Alemanha, o único jogo que tinha sido adiado terminou com uma vitória por 12-0. Sim, uma dúzia. Foi o Bayern Munique, no modesto Bremer SV.

Aqui é fácil destacar um nome: Choupo-Moting. O avançado do Bayern marcou quatro golos nesta partida. Jamal Musiala também se evidenciou, ao marcar dois. Jan-Luca Warm marcou na própria baliza e Malik Tillman, Leroy Sané, Mickaël Cuisance, Bouna Sarr e Corentin Tolisso também contribuíram para números que «já não se usam».

12-0, a maior goleada na Taça da Alemanha nos últimos 17 anos. Mas não superou a vitória do Kaiserslautern por 15-0 diante do FC Schönberg 95, em 2004/05.

Juntando estes três jogos, temos a tal soma de 26 golos. Uma média de quase nove golos por encontro e sempre marcados por uma equipa em cada duelo.

E, se espreitarmos outras taças mais “escondidas” no futebol europeu, aumentamos ainda mais este total.

Na Taça da República Checa, o Vlašim derrotou o Domažlice por 7-1. E na Taça da Eslováquia o Komárno venceu o Okoličná Na Ostrove por 8-0. Dois jogos, 16 golos.

Tudo a 25 de agosto de 2021.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.