Algarve paga 2400 euros por fim de semana a pediatras e obstetras

Para assegurar urgências das maternidades, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve paga 50 euros por hora a alguns especialistas.

O Centro Hospitalar do Algarve está a pagar 50 euros à hora a médicos pediatras e obstetras de outras regiões do país para assegurar as urgências.

Há médicos, sobretudo da região norte, que aproveitam os voos low cost entre Porto e Faro para irem fazer turnos de 24 e 48 hora nas maternidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Os especialistas chegam a ganhar cerca de 400 euros or f de semana, avança o Jornal de Notícias.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) garante que esta situação se mantém há alguns anos, principalmente no verão, relativamente a outras especialidades. No entanto, no que diz respeito aos obstetras e pediatras, as carências são tantas que obrigam a que se recorra a prestação de serviços durante todo o ano.

“Os valores que pagamos aos médicos são variáveis. Há uma coisa que se chama oferta e procura e, evidentemente que nas especialidades mais raras, em que há uma maior carência de médicos, serão mais elevados”, afirmou Ana Paula Gonçalves, presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), ao JN.

Jorge Roque Cunha, do sindicato, referiu que “alguns destes médicos vão fazer banco sendo chefiados por médicos que não ganham nem metade disso”, considerando que isto pode levar a “um problema grave“.

Os valores de referência para estas zonas são de 29 euros/hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isto é obsceno. Num país em que grande parte da população vive com o salário mínimo ou pouco mais do que isso vêm estes ganhar mais do que isso num só fim-de-semana. São ainda piores do que os políticos.

  2. porque nao fazem como fazem aos agentes de autoridade?
    sao colocados onde fazem falta e nao onde querem.
    se quando acabassem os cursos os colocassem onde fazem falta, isto nao nao acontecia
    é uma classe que faz o que quer.
    desde quando é que para haver medicos nos hospitais é preciso contrata-los a uma empresa e essa empresa é que decide onde eles sao colocados.
    se querem trabalhar aceitam as condiçoes que lhes dao, caso contrario tirem-lhes as licenças
    ha uns anos um ministro da saude quis colocar os medicos onde eram precisos, a ordem dos medicos disse logo que nao porque nao podiam obrigar um medico a ir para onde ele nao queria.
    eles querem ficar nas grandes cidades por causa das clinicas e hospitais privado (onde se ganha dinheiro)

  3. se o valor de referencia é de 29€ hora, é fazer as contas e um serviço de 24 horas fica por 1200€, se por hipótese, as horas além das 8 normais forem faturadas a 100% do valor base.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …