Algarve paga 2400 euros por fim de semana a pediatras e obstetras

Para assegurar urgências das maternidades, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve paga 50 euros por hora a alguns especialistas.

O Centro Hospitalar do Algarve está a pagar 50 euros à hora a médicos pediatras e obstetras de outras regiões do país para assegurar as urgências.

Há médicos, sobretudo da região norte, que aproveitam os voos low cost entre Porto e Faro para irem fazer turnos de 24 e 48 hora nas maternidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Os especialistas chegam a ganhar cerca de 400 euros or f de semana, avança o Jornal de Notícias.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) garante que esta situação se mantém há alguns anos, principalmente no verão, relativamente a outras especialidades. No entanto, no que diz respeito aos obstetras e pediatras, as carências são tantas que obrigam a que se recorra a prestação de serviços durante todo o ano.

“Os valores que pagamos aos médicos são variáveis. Há uma coisa que se chama oferta e procura e, evidentemente que nas especialidades mais raras, em que há uma maior carência de médicos, serão mais elevados”, afirmou Ana Paula Gonçalves, presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), ao JN.

Jorge Roque Cunha, do sindicato, referiu que “alguns destes médicos vão fazer banco sendo chefiados por médicos que não ganham nem metade disso”, considerando que isto pode levar a “um problema grave“.

Os valores de referência para estas zonas são de 29 euros/hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isto é obsceno. Num país em que grande parte da população vive com o salário mínimo ou pouco mais do que isso vêm estes ganhar mais do que isso num só fim-de-semana. São ainda piores do que os políticos.

  2. porque nao fazem como fazem aos agentes de autoridade?
    sao colocados onde fazem falta e nao onde querem.
    se quando acabassem os cursos os colocassem onde fazem falta, isto nao nao acontecia
    é uma classe que faz o que quer.
    desde quando é que para haver medicos nos hospitais é preciso contrata-los a uma empresa e essa empresa é que decide onde eles sao colocados.
    se querem trabalhar aceitam as condiçoes que lhes dao, caso contrario tirem-lhes as licenças
    ha uns anos um ministro da saude quis colocar os medicos onde eram precisos, a ordem dos medicos disse logo que nao porque nao podiam obrigar um medico a ir para onde ele nao queria.
    eles querem ficar nas grandes cidades por causa das clinicas e hospitais privado (onde se ganha dinheiro)

  3. se o valor de referencia é de 29€ hora, é fazer as contas e um serviço de 24 horas fica por 1200€, se por hipótese, as horas além das 8 normais forem faturadas a 100% do valor base.

RESPONDER

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …