Algarve paga 2400 euros por fim de semana a pediatras e obstetras

Para assegurar urgências das maternidades, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve paga 50 euros por hora a alguns especialistas.

O Centro Hospitalar do Algarve está a pagar 50 euros à hora a médicos pediatras e obstetras de outras regiões do país para assegurar as urgências.

Há médicos, sobretudo da região norte, que aproveitam os voos low cost entre Porto e Faro para irem fazer turnos de 24 e 48 hora nas maternidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Os especialistas chegam a ganhar cerca de 400 euros or f de semana, avança o Jornal de Notícias.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) garante que esta situação se mantém há alguns anos, principalmente no verão, relativamente a outras especialidades. No entanto, no que diz respeito aos obstetras e pediatras, as carências são tantas que obrigam a que se recorra a prestação de serviços durante todo o ano.

“Os valores que pagamos aos médicos são variáveis. Há uma coisa que se chama oferta e procura e, evidentemente que nas especialidades mais raras, em que há uma maior carência de médicos, serão mais elevados”, afirmou Ana Paula Gonçalves, presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), ao JN.

Jorge Roque Cunha, do sindicato, referiu que “alguns destes médicos vão fazer banco sendo chefiados por médicos que não ganham nem metade disso”, considerando que isto pode levar a “um problema grave“.

Os valores de referência para estas zonas são de 29 euros/hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isto é obsceno. Num país em que grande parte da população vive com o salário mínimo ou pouco mais do que isso vêm estes ganhar mais do que isso num só fim-de-semana. São ainda piores do que os políticos.

  2. porque nao fazem como fazem aos agentes de autoridade?
    sao colocados onde fazem falta e nao onde querem.
    se quando acabassem os cursos os colocassem onde fazem falta, isto nao nao acontecia
    é uma classe que faz o que quer.
    desde quando é que para haver medicos nos hospitais é preciso contrata-los a uma empresa e essa empresa é que decide onde eles sao colocados.
    se querem trabalhar aceitam as condiçoes que lhes dao, caso contrario tirem-lhes as licenças
    ha uns anos um ministro da saude quis colocar os medicos onde eram precisos, a ordem dos medicos disse logo que nao porque nao podiam obrigar um medico a ir para onde ele nao queria.
    eles querem ficar nas grandes cidades por causa das clinicas e hospitais privado (onde se ganha dinheiro)

  3. se o valor de referencia é de 29€ hora, é fazer as contas e um serviço de 24 horas fica por 1200€, se por hipótese, as horas além das 8 normais forem faturadas a 100% do valor base.

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …