Algarve paga 2400 euros por fim de semana a pediatras e obstetras

Para assegurar urgências das maternidades, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve paga 50 euros por hora a alguns especialistas.

O Centro Hospitalar do Algarve está a pagar 50 euros à hora a médicos pediatras e obstetras de outras regiões do país para assegurar as urgências.

Há médicos, sobretudo da região norte, que aproveitam os voos low cost entre Porto e Faro para irem fazer turnos de 24 e 48 hora nas maternidades do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Os especialistas chegam a ganhar cerca de 400 euros or f de semana, avança o Jornal de Notícias.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) garante que esta situação se mantém há alguns anos, principalmente no verão, relativamente a outras especialidades. No entanto, no que diz respeito aos obstetras e pediatras, as carências são tantas que obrigam a que se recorra a prestação de serviços durante todo o ano.

“Os valores que pagamos aos médicos são variáveis. Há uma coisa que se chama oferta e procura e, evidentemente que nas especialidades mais raras, em que há uma maior carência de médicos, serão mais elevados”, afirmou Ana Paula Gonçalves, presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), ao JN.

Jorge Roque Cunha, do sindicato, referiu que “alguns destes médicos vão fazer banco sendo chefiados por médicos que não ganham nem metade disso”, considerando que isto pode levar a “um problema grave“.

Os valores de referência para estas zonas são de 29 euros/hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isto é obsceno. Num país em que grande parte da população vive com o salário mínimo ou pouco mais do que isso vêm estes ganhar mais do que isso num só fim-de-semana. São ainda piores do que os políticos.

  2. porque nao fazem como fazem aos agentes de autoridade?
    sao colocados onde fazem falta e nao onde querem.
    se quando acabassem os cursos os colocassem onde fazem falta, isto nao nao acontecia
    é uma classe que faz o que quer.
    desde quando é que para haver medicos nos hospitais é preciso contrata-los a uma empresa e essa empresa é que decide onde eles sao colocados.
    se querem trabalhar aceitam as condiçoes que lhes dao, caso contrario tirem-lhes as licenças
    ha uns anos um ministro da saude quis colocar os medicos onde eram precisos, a ordem dos medicos disse logo que nao porque nao podiam obrigar um medico a ir para onde ele nao queria.
    eles querem ficar nas grandes cidades por causa das clinicas e hospitais privado (onde se ganha dinheiro)

  3. se o valor de referencia é de 29€ hora, é fazer as contas e um serviço de 24 horas fica por 1200€, se por hipótese, as horas além das 8 normais forem faturadas a 100% do valor base.

RESPONDER

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …