/

22 acusações de assédio e violência sexual não impediram contrato de 200 milhões

3

Deshaun Watson após jogo dos Houston Texans (NFL)

O caso de Deshaun Watson está a criar muitas reacções fora da NFL. Acaba mesmo por dividir a opinião pública nos EUA.

Deshaun Watson foi contratado pelos Cleveland Browns. Será apenas a segunda equipa do norte-americano na National Football League (NFL), já que o quarterback esteve sempre nos Houston Texans, desde que chegou à liga.

Após cinco épocas (embora só tenha jogado quatro) em Houston, Deshaun muda-se para Cleveland, assinando um contrato válido até 2027 e tendo direito a um total de mais de 200 milhões de euros, cerca de 208 milhões de euros.

Com esta saída, os Texans ganham três escolhas na primeira ronda do draft da NFL, uma na terceira e ainda uma troca da quinta para a quarta ronda.

Atlanta Falcons, Carolina Panthers e New Orleans Saints estavam a seguir a situação do jogador, que no entanto optou por Houston.

Esta seria apenas mais uma contratação na NFL mas o caso de Deshaun Watson vai para além do desporto e vai mesmo para além dos Estados Unidos da América, onde tem dividido a opinião pública.

Deshaun Watson foi acusado de assédio e violência sexual por 22 mulheres, há um ano. Durante sessões de massagem, o jogador teria tocado nas mulheres com o pénis, tentado beijá-las à força e tentado ter relações sexuais. Uma das mulheres alega que o jogador a obrigou a realizar sexo oral.

Mesmo sem ter sido considerado culpado, estas acusações fizeram com que, em 2021, enquanto o processo estava em tribunal, Deshaun não entrasse em campo. Nenhuma vez. Oficialmente devido a “motivos não físicos/assuntos pessoais”.

Já no mês passado, Março, um painel de juízes do Texas decidiu não indiciar criminalmente o jogador, explicando que não há provas concretas contra o atleta de 26 anos, entre as nove queixas criminais que foram oficializadas.

A defesa de Deshaun admite que houve “actividades sexuais” entre o jogador e as mulheres – mas tudo foi consensual. O advogado das mulheres contou que algumas estão a receber ameaças de morte.

No entanto, a situação ainda não acabou porque o quarterback ainda terá de responder num processo civil. Já decorreu a primeira audiência.

Nesta semana o comissário da NFL avisou que, também dentro da liga, as acusações podem ter consequências para o jogador: “É óbvio que estas acusações são sérias. Estamos a acompanhar de perto. A política de conduta pessoal é muito importante para nós – e não é preciso uma condenação em tribunal para estarmos atentos a isso”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. Paga e está resolvido!
    Normalmente os tribunais americanos vendem sentenças… a quem as puder pagar, claro!…
    O reverso é que, não poucas vezes, de vez em quando lá tem que condenar inocentes com penas brutais… mas esses não têm milhões na conta e muitas vezes, nem um advogado decente!…

    • O quê? Quando é que os tribunais Americanos vendem sentenças? Se estás a falar dos acordos milionários em que o acusado paga à alegada vítima um montante elevado para o caso ser arquivado, isso obviamente ocorre FORA dos tribunais! E se a suposta vítima decide retirar a acusação e encerrar o processo em tribunal, não vejo onde está o problema.

      • Claro que é fora dos tribunais, mas a ideia é: fazes mer… e és rico – pagas à vítima e fica tudo bem!
        És pobre, não podes pagar sequer um advogado – 50 anos de cadeia.
        Se isto não é “vender” sentenças eu vou ali e venho já!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.