22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

(dr) Ajax

Lassina Traoré, jogador do Ajax

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade…

O que aconteceu no sábado, nos Países Baixos? É a pergunta que muitos seguidores do futebol ainda devem estar a fazer, desde que souberam que o Ajax foi ao terreno do VVV-Venlo ganhar por 13-0. A maior goleada de sempre na primeira divisão nacional.

Claro que o Ajax era favorito mas quem imaginaria que Lassina Traoré (avançado de apenas 19 anos) iria marcar cinco golos e realizar três assistências? E que o Ajax iria marcar nove golos durante a segunda parte? E oito golos em 24 minutos? E quatro golos em cinco minutos? No meio de 45 remates?

A tarefa já estava fácil para a equipa visitante, que vencia por 4-0 quando Christian Kum foi expulso, no início do segundo tempo. A partir daí, foi um “massacre” – no Twitter, alguns analistas já deixaram dúvidas sobre a atitude dos futebolistas do VVV-Venlo durante os últimos 40 minutos.

Delano van Crooy, guarda-redes do VVV-Venlo, mesmo assim destacou-se: o Ajax rematou 45 vezes (um remate em cada dois minutos), 23 delas na direção da baliza e o guardião conseguiu 10 defesas. E também se destacou por outros motivos, quando duvidou da intenção do gesto do guarda-redes do Ajax, André Onana, que consolou van Crooy no final do jogo: porque Onana até pediu para marcar uma grande penalidade, quando já estava 9-0.

Esta foi a maior diferença no marcador na história da primeira divisão dos Países Baixos. O recorde anterior também pertencia ao Ajax, que em 1972 venceu o Vitesse por 12-1. No entanto, o próprio Ajax já conseguiu uma goleada ainda maior: 14-0 contra o Red Boys Differdange (Luxemburgo), na Taça UEFA, em 1984.

No meio de tantos números, o que interessa ao Ajax é que ganhou e passou a liderar o campeonato, ao lado do…Vitesse.

No mesmo dia, o Pelotas não ficou muito longe do grande europeu. Na Série D do Brasil, a quarta divisão nacional, o Pelotas recebeu e goleou o São Caetano por 9-0. E se, pelo Ajax, foi um avançado de 19 anos a brilhar, pelo Pelotas foi um avançado de 35 anos a brilhar: Marcão, que apontou três golos.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.