2020 será “excecional” para a gastronomia de Portugal e Espanha

Steelite International / Flickr

No próximo dia 20, Sevilha recebe a gala onde serão divulgados os restaurantes distinguidos na edição de 2020 do famoso Guia Michelin.

O próximo ano será “excecional” para a gastronomia de Portugal e Espanha, “com um crescimento em todas as categorias”, em particular na atribuição de uma estrela, anunciou esta segunda-feira a Michelin, quando faltam duas semanas para o anúncio do guia ibérico.

As distinções do Guia Michelin Espanha e Portugal 2020, que serão anunciadas em 20 de novembro numa gala em Sevilha, demonstram “a consolidação da alta cozinha” em ambos os países, lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira pela Michelin. “110 anos depois da primeira edição do Guia Michelin Espanha e Portugal, estamos muito satisfeitos com o panorama gastronómico” da Península Ibérica, destaca a empresa.

“Os nossos inspetores, verdadeiros apaixonados pelo seu trabalho, nas suas inúmeras visitas pela geografia de ambos os países, permitem-nos descobrir recantos culinários e experiências únicas”, relata a Michelin.

Na próxima edição do Guia Michelin, “as diferentes categorias estão muito repartidas na geografia ibérica”, com os inspetores a observarem “um dinamismo sólido” e “um aumento de propostas gastronómicas em hotéis, que entendem perfeitamente que a gastronomia de qualidade é um factor importante quando se trata de atrair viajantes”.

“Da mesma forma, verifica-se um incremento de estabelecimentos tutelados por grandes chefs com estrela”, comenta a Michelin, que regista uma “frenética atividade gastronómica”. “Jovens chefs, com excelente formação e experiência, iniciam os seus próprios projetos pessoais com muito talento e profissionalismo, e, juntamente com as suas equipas de sala, procuram criar uma experiência global perfeita”, acrescenta.

Há também um aumento dos estabelecimentos distinguidos como Bib Gourmand (boa relação qualidade/preço).

A edição de 2020 vai apresentar “textos mais amplos, nos quais se destacam as especialidades de cada estabelecimento”. Na próxima gala, que assinala os 110 anos do lançamento do guia ibérico, a Michelin pretende “estender uma ponte para o passado”, realizando o evento no Teatro Lope de Vega e no Casino de la Exposición, “dois edifícios que foram construídos para a Exposição Ibero-Americana de 1929”.

O jantar da gala contará com criações de vários chefs de restaurantes da Andaluzia distinguidos com estrelas, coordenados por Ángel Léon, do restaurante Aponiente (Porto de Santa Maria, três estrelas, a classificação máxima).

Portugal tem atualmente seis restaurantes com duas estrelas (Alma, a novidade da edição deste ano; Belcanto, The Yeatman, Vila Joya, Ocean e Il Gallo d”Oro) e vinte com uma estrela, três das quais conquistadas na edição de 2019 (A Cozinha, Midori e G Pousada).

Em Espanha, há 11 restaurantes com a distinção máxima (três estrelas, “uma cozinha única, justifica a viagem”), 25 com duas (“uma cozinha excepcional, vale a pena o desvio”) e 170 com uma (“cozinha de grande fineza, compensa parar”).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …