Há quase 200 pessoas à espera de ser “ressuscitadas” no Arizona

No estado norte-americano do Arizona, os restos criopreservados de 181 pessoas estão submersos em tanques de nitrogénio líquido a uma temperatura de -196°C, à espera que a Ciência os traga de volta à vida.

A instalação é o lar da Alcor Life Extension Foundation, uma organização sem fins lucrativos que se localiza na cidade deserta de Scottsdale, parte da grande área de Phoenix, no Arizona.

Desde o início dos anos 1970, a organização estabeleceu a missão de ser a líder mundial em criónica – a arte de preservar corpos e cérebros humanos em temperaturas abaixo de zero, na esperança especulativa de que futuros desenvolvimentos na ciência e tecnologia possam algum dia tornar a ressurreição possível.

Atualmente, nenhum ser humano foi ressuscitado após ser preservado em temperaturas abaixo de zero – e a tecnologia não parece estar no horizonte. Como tal, muitos cientistas rejeitam a criónica como uma pseudociência e um charlatanismo, segundo conta o IFLScience.

A Alcor também foi sujeita a uma série de controvérsias e alegações sensacionais.

“Atualmente, nenhuma organização criónica pode ressuscitar um paciente criopreservado, mas nós, da Alcor, acreditamos que é possível. Espera-se que a nanotecnologia e outras tecnologias médicas futuras tenham recursos muito amplos”, lê-se no site da organização.

A Alcor publicou uma lista completa das suas 181 criopreservações, contendo uma breve descrição de cada “paciente”. Por exemplo, a 181.ª pessoa a passar por esse processo foi um homem de 67 anos, cujo cérebro foi criopreservado depois de ter morrido de insuficiência renal em agosto de 2020.

A grande maioria das pessoas que passaram por esse processo era dos Estados Unidos, mas há também pacientes da Austrália, Canadá, França, Portugal, Espanha, Reino Unido, Israel, Japão, China e Tailândia.

O corpo criopreservado mais antigo da Alcor pertence a James Hiram Bedford, um ex-professor de psicologia da Universidade da Califórnia que morreu de cancro renal em 1967. A instalação também contém a lenda do basebol Ted Williams.

Segundo o The New York Times, o capitalista de risco Peter Thiel reconheceu ser um membro da Alcor.

Para participar nesta curiosa experiência, as pessoas devem inscrever-se para se tornarem membros. Em 2020, o custo da criopreservação de corpo inteiro era de 200 mil dólares e a neuropreservação – apenas cérebro – era de 80 mil dólares.

Nas circunstâncias ideais, a equipa da criónica espera perto de uma pessoa que está a morrer até uma semana antes da morte. Quando a pessoa é declarada morta, passará por um processo de estabilização que envolve colocá-la num banho de gelo e o seu sangue ser substituído por uma “solução de preservação de órgãos”. 

A circulação sanguínea e a respiração são restauradas artificialmente para proteger o cérebro e permitir a administração de “medicamentos de proteção”.

O corpo refrigerado será depois transportado para as instalações da Alcor.

“Muitos membros da Alcor optam por se reformar e/ou entrar num hospício perto da Alcor para reduzir o tempo de transporte e melhorar o resultado do procedimento”, lê-se no site.

No local, os crioprotetores ajudarão a preservar os vasos sanguíneos, o cérebro e outros órgãos. Depois de cinco a sete dias, quando a preparação estiver completa, o corpo é colocado num tanque de alumínio com nitrogénio líquido. O corpo é mantido a uma temperatura de -196°C até que seja possível trazê-lo de volta à vida.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

        • Não me refiro “à charlatanice legal”, mas ao resto. Explicar-lho de forma a que perceba levar-me-ia a revelar mais do que quero. Mas há 60 anos os intercomunicadores e o teletransporte do Stat Trek também eram charlatanismo. Hoje, os primeiros têm milhões de vezes a capacidade de processamento dos mais avançados computadores de então. E o teletransporte já se fez em 1995 e há pouco tempo também, provando a validade e viabilidade do conceito. Quanto à criogenação e à nanotecnologia serão a forma de viabilizar a exploração espacial e de atingir a imortalidade. Será no nosso tempo? Provavelmente, não. Mas é uma questão de tempo. A ALCOR é apenas uma nota de rodapé nesse domínio…

      • O Costa nesse negócio da EDP, está ao nível da Alcor… e, o pior é que os outros partidos andam a “comer do sono”… apenas o BE alertou para essa essa situação.

    • Não considero charlatanice porque não tenho qualquer conhecimento sobre o assunto. Mas acredito que num futuro mais ou menos próximo ou longínquo… quem sabe… isso seja possível. Já não será certamente na minha era.

      • Pois… nem tu, nem os clientes da Alcor!…
        “Acreditar” é nas religiões… também há quem acredite no Calcitrin que o Gocha tanto promove…

RESPONDER

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …