Há quase 200 pessoas à espera de ser “ressuscitadas” no Arizona

No estado norte-americano do Arizona, os restos criopreservados de 181 pessoas estão submersos em tanques de nitrogénio líquido a uma temperatura de -196°C, à espera que a Ciência os traga de volta à vida.

A instalação é o lar da Alcor Life Extension Foundation, uma organização sem fins lucrativos que se localiza na cidade deserta de Scottsdale, parte da grande área de Phoenix, no Arizona.

Desde o início dos anos 1970, a organização estabeleceu a missão de ser a líder mundial em criónica – a arte de preservar corpos e cérebros humanos em temperaturas abaixo de zero, na esperança especulativa de que futuros desenvolvimentos na ciência e tecnologia possam algum dia tornar a ressurreição possível.



Atualmente, nenhum ser humano foi ressuscitado após ser preservado em temperaturas abaixo de zero – e a tecnologia não parece estar no horizonte. Como tal, muitos cientistas rejeitam a criónica como uma pseudociência e um charlatanismo, segundo conta o IFLScience.

A Alcor também foi sujeita a uma série de controvérsias e alegações sensacionais.

“Atualmente, nenhuma organização criónica pode ressuscitar um paciente criopreservado, mas nós, da Alcor, acreditamos que é possível. Espera-se que a nanotecnologia e outras tecnologias médicas futuras tenham recursos muito amplos”, lê-se no site da organização.

A Alcor publicou uma lista completa das suas 181 criopreservações, contendo uma breve descrição de cada “paciente”. Por exemplo, a 181.ª pessoa a passar por esse processo foi um homem de 67 anos, cujo cérebro foi criopreservado depois de ter morrido de insuficiência renal em agosto de 2020.

A grande maioria das pessoas que passaram por esse processo era dos Estados Unidos, mas há também pacientes da Austrália, Canadá, França, Portugal, Espanha, Reino Unido, Israel, Japão, China e Tailândia.

O corpo criopreservado mais antigo da Alcor pertence a James Hiram Bedford, um ex-professor de psicologia da Universidade da Califórnia que morreu de cancro renal em 1967. A instalação também contém a lenda do basebol Ted Williams.

Segundo o The New York Times, o capitalista de risco Peter Thiel reconheceu ser um membro da Alcor.

Para participar nesta curiosa experiência, as pessoas devem inscrever-se para se tornarem membros. Em 2020, o custo da criopreservação de corpo inteiro era de 200 mil dólares e a neuropreservação – apenas cérebro – era de 80 mil dólares.

Nas circunstâncias ideais, a equipa da criónica espera perto de uma pessoa que está a morrer até uma semana antes da morte. Quando a pessoa é declarada morta, passará por um processo de estabilização que envolve colocá-la num banho de gelo e o seu sangue ser substituído por uma “solução de preservação de órgãos”. 

A circulação sanguínea e a respiração são restauradas artificialmente para proteger o cérebro e permitir a administração de “medicamentos de proteção”.

O corpo refrigerado será depois transportado para as instalações da Alcor.

“Muitos membros da Alcor optam por se reformar e/ou entrar num hospício perto da Alcor para reduzir o tempo de transporte e melhorar o resultado do procedimento”, lê-se no site.

No local, os crioprotetores ajudarão a preservar os vasos sanguíneos, o cérebro e outros órgãos. Depois de cinco a sete dias, quando a preparação estiver completa, o corpo é colocado num tanque de alumínio com nitrogénio líquido. O corpo é mantido a uma temperatura de -196°C até que seja possível trazê-lo de volta à vida.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

        • Não me refiro “à charlatanice legal”, mas ao resto. Explicar-lho de forma a que perceba levar-me-ia a revelar mais do que quero. Mas há 60 anos os intercomunicadores e o teletransporte do Stat Trek também eram charlatanismo. Hoje, os primeiros têm milhões de vezes a capacidade de processamento dos mais avançados computadores de então. E o teletransporte já se fez em 1995 e há pouco tempo também, provando a validade e viabilidade do conceito. Quanto à criogenação e à nanotecnologia serão a forma de viabilizar a exploração espacial e de atingir a imortalidade. Será no nosso tempo? Provavelmente, não. Mas é uma questão de tempo. A ALCOR é apenas uma nota de rodapé nesse domínio…

      • O Costa nesse negócio da EDP, está ao nível da Alcor… e, o pior é que os outros partidos andam a “comer do sono”… apenas o BE alertou para essa essa situação.

    • Não considero charlatanice porque não tenho qualquer conhecimento sobre o assunto. Mas acredito que num futuro mais ou menos próximo ou longínquo… quem sabe… isso seja possível. Já não será certamente na minha era.

      • Pois… nem tu, nem os clientes da Alcor!…
        “Acreditar” é nas religiões… também há quem acredite no Calcitrin que o Gocha tanto promove…

  1. RESSUSCITADO – Se, se acredita os católicos na mitológica ressusreição do Messias, porque não acreditar na criopreservação, um método científico ainda em fase testes pela empresa americana ALCOR ? Veremos em breve a realidade dos fatos, pois a ciência caminha a passos largos e com precisão em todas áreas e atividades. Se, vamos navegar pelo Cosmo a velocidades acima a da luz a desvendar todos os chamados segredos do Universo, porque não pudemos retornar a vida um corpo bem conservado, armazenado em ingrediente propício. Napoleão Bonaparte já dizia que não existia o IMPOSSÍVEL e ele estava corretamente certo – DIFÍCIL, mas não IMPOSSIVEL. É o que pensa joã[email protected]…..

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …