150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais.

Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram reproduzidos todos apenas a partir de seis exemplares. “Quando os retirámos do templo budista apercebemo-nos de que o seu sistema imunitário estava muito em baixo devido às consanguinidade”, afirmou esta segunda-feira Prakit Wongsriwathanakul, sub-diretor do Departamento de Parques Naturais e Conservação de Fauna e Flora da Tailândia.

“A maioria dos tigres já estava em estado de ansiedade devido à transferência e à mudança de local. Depois disso, surgiram os problemas de saúde”, disse Sunthorn Chaiwattana, outro membro do departamento. Segundo o jornal britânico The Guardian, “muitos [dos animais] sofreram de paralisia da língua, problemas respiratórios e falta de apetite que levaram a convulsões fatais“.

Os veterinários sublinham também que os animais foram vítimas de maus-tratos no templo em Kanchanaburi, tendo sido por várias vezes sedados quando estavam em contacto com os turistas.

O templo que se transformou em 1999 numa atração turística foi encerrado há três anos após denúncias de várias organizações de defesa dos animais. Na altura, os animais foram transferidos para os santuários de animais Khao Prathap Chang e de Khao Son, onde 86 acabaram por falecer nos últimos quatro anos.

Em 2016, quando foi o encerrado o templo budista dos tigres em Kanchanaburi, as autoridades abriram um inquérito, tendo cinco monges sido acusados de tráfico de animais.

Na China e no Vietname, os restos mortais dos tigres podem alcançar preços elevados, uma vez que muitas pessoas acreditam que possuem propriedades medicinais.

Desde 2001 que se trava uma batalha contra os monges para confiscar os animais, depois das várias denúncias de tráfico de animais selvagens e de maus tratos. Os monges não podem comentar o caso mas desde sempre têm negado que tenham cometido qualquer crime.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …