150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais.

Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram reproduzidos todos apenas a partir de seis exemplares. “Quando os retirámos do templo budista apercebemo-nos de que o seu sistema imunitário estava muito em baixo devido às consanguinidade”, afirmou esta segunda-feira Prakit Wongsriwathanakul, sub-diretor do Departamento de Parques Naturais e Conservação de Fauna e Flora da Tailândia.

“A maioria dos tigres já estava em estado de ansiedade devido à transferência e à mudança de local. Depois disso, surgiram os problemas de saúde”, disse Sunthorn Chaiwattana, outro membro do departamento. Segundo o jornal britânico The Guardian, “muitos [dos animais] sofreram de paralisia da língua, problemas respiratórios e falta de apetite que levaram a convulsões fatais“.

Os veterinários sublinham também que os animais foram vítimas de maus-tratos no templo em Kanchanaburi, tendo sido por várias vezes sedados quando estavam em contacto com os turistas.

O templo que se transformou em 1999 numa atração turística foi encerrado há três anos após denúncias de várias organizações de defesa dos animais. Na altura, os animais foram transferidos para os santuários de animais Khao Prathap Chang e de Khao Son, onde 86 acabaram por falecer nos últimos quatro anos.

Em 2016, quando foi o encerrado o templo budista dos tigres em Kanchanaburi, as autoridades abriram um inquérito, tendo cinco monges sido acusados de tráfico de animais.

Na China e no Vietname, os restos mortais dos tigres podem alcançar preços elevados, uma vez que muitas pessoas acreditam que possuem propriedades medicinais.

Desde 2001 que se trava uma batalha contra os monges para confiscar os animais, depois das várias denúncias de tráfico de animais selvagens e de maus tratos. Os monges não podem comentar o caso mas desde sempre têm negado que tenham cometido qualquer crime.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …