150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais.

Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram reproduzidos todos apenas a partir de seis exemplares. “Quando os retirámos do templo budista apercebemo-nos de que o seu sistema imunitário estava muito em baixo devido às consanguinidade”, afirmou esta segunda-feira Prakit Wongsriwathanakul, sub-diretor do Departamento de Parques Naturais e Conservação de Fauna e Flora da Tailândia.

“A maioria dos tigres já estava em estado de ansiedade devido à transferência e à mudança de local. Depois disso, surgiram os problemas de saúde”, disse Sunthorn Chaiwattana, outro membro do departamento. Segundo o jornal britânico The Guardian, “muitos [dos animais] sofreram de paralisia da língua, problemas respiratórios e falta de apetite que levaram a convulsões fatais“.

Os veterinários sublinham também que os animais foram vítimas de maus-tratos no templo em Kanchanaburi, tendo sido por várias vezes sedados quando estavam em contacto com os turistas.

O templo que se transformou em 1999 numa atração turística foi encerrado há três anos após denúncias de várias organizações de defesa dos animais. Na altura, os animais foram transferidos para os santuários de animais Khao Prathap Chang e de Khao Son, onde 86 acabaram por falecer nos últimos quatro anos.

Em 2016, quando foi o encerrado o templo budista dos tigres em Kanchanaburi, as autoridades abriram um inquérito, tendo cinco monges sido acusados de tráfico de animais.

Na China e no Vietname, os restos mortais dos tigres podem alcançar preços elevados, uma vez que muitas pessoas acreditam que possuem propriedades medicinais.

Desde 2001 que se trava uma batalha contra os monges para confiscar os animais, depois das várias denúncias de tráfico de animais selvagens e de maus tratos. Os monges não podem comentar o caso mas desde sempre têm negado que tenham cometido qualquer crime.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …