150 milhões de euros suspeitos ligados ao BES bloqueados na Suíça

Mário Cruz / Lusa

A Suíça tem bloqueados cerca de 150 milhões de euros de pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro, no contexto do desmantelamento do banco português Espirito Santo, confirmou hoje o Ministério Público suiço.

A investigação realizada pelo pregão suíço foi iniciada por causa de um pedido de cooperação judicial apresentado pelas autoridades portuguesas, indicou a entidade pública à agência suíça de notícia Ats.

Como parte das indagações, realizaram-se várias buscas em setembro de 2014 e em maio do ano seguinte formou-se uma equipa conjunta de investigadores, mas o Ministério Público afirmou que ainda não podia comentar sobre o resultado do seu trabalho.

A imprensa suíça publica hoje várias notícias que indicam que as autoridades helvétias estão a investigar o ex-diretor da filial do banco em Angola, de quem têm indícios de lavagem de dinheiro e de uma série de desvios em Portugal, entre as quais está incluída a aprovação em massa de créditos a prestatários insolventes.

Segundo as notícias publicadas, através de tais operações o executivo e a sua família terão conseguido apropriar-se de cerca de 500 milhões de dólares.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.