Um total de 14 futebolistas africanos que jogam em Portugal, em representação de sete seleções, vão participar na edição de 2015 da Taça das Nações Africanas (CAN).
Estoril-Praia, FC Porto, Sporting, Nacional e Académica, com dois jogadores cada, são os clubes mais representados na 30ª edição da principal competição africana de seleções, que vai ser disputada entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro, na Guiné Equatorial.
Além de Babanco, na seleção de Cabo Verde, e Javier Balboa, formação anfitriã, o Estoril-Praia ainda tinha mais um jogador convocado por Rui Águas, mas o avançado Kuca transferiu-se recentemente para os turcos do Karabukspor.
Em prova vão estar ainda os Aboubakar e Brahimi (FC Porto), Slimani e Heldon (Sporting), Boubacar Fofana e Kevin Sousa (Nacional) e Oualembo e Edgar Salli (Académica), enquanto Olhanense, Gil Vicente, Marítimo e Sporting de Braga B vão ceder um jogador cada.
Além dos 14 jogadores africanos a atuar em clubes portugueses, realce ainda para a presença de dois treinadores portugueses como responsáveis máximos de duas seleções, Rui Águas pela de Cabo Verde e Jorge Costa pela do Gabão.
Os jogadores africanos em Portugal convocados:
Cabo Verde: Babanco (Estoril-Praia), Sérgio Semedo (Olhanense), Heldon (Sporting), Kevin Sousa (Nacional), Gegé (Marítimo) e Ivan Cruz (Gil Vicente).
Argélia: Brahimi (FC Porto) e Slimani (Sporting).
Camarões: Aboubakar (FC Porto) e Edgar Salli (Académica).
Guiné Equatorial: Javier Balboa (Estoril-Praia).
Gabão: Junior Oto’o (Sporting de Braga B).
Guiné-Conacri: Boubacar Fofana (Nacional).
Republica Democrática do Congo: Oualembo (Académica).
ZAP / Futebol365 / Lusa