Esta semana, vão passar 14 asteróides pela Terra. Um deles é maior do que a Estátua da Liberdade

ESO

Esta semana, vão passar pela Terra 14 asteróides. Um deles tem 546 metros de diâmetro, tornando-o mais largo do que a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos.

De acordo com dados do NEO Earth Close Approaches, está previsto que o objeto – denominado UO 2019 – passe pela Terra a 9,4 quilómetros por segundo na sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020. Espera-se que o faça a uma distância mínima possível aproximada de 0,03376 unidades astronómicas (au) ou 13,07 de distância lunar (LD), o que significa que é um pouco mais de 13 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Por outro lado, há um asteróide que vai passar ainda mais perto. Esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, o objeto chamado 2020 AT1, vai passar a uma distância mínima possível aproximada de 2,46 LD ou 0,00631 au – que é 23 vezes maior que a circunferência da Terra. Este asteróide terá entre 8,3 e 19 metros de diâmetro.

Os restantes asteróides que vão passar pela Terra podem ser consultados na lista na página da NASA NEO Earth Close Approaches, criada para  prever acontecimentos desta natureza, onde a agência espacial acompanha cada movimentação de cada corpo rochoso.

Na sexta-feira, além do UO 2019, passarão pela Terra mais três asteróides – o recorde esta semana do número de corpos celeste a passar pelo nosso planeta. No sábado passarão dois corpos rochosos, bem como no domingo. Na segunda-feira, vão passar mais três asteróides. Na terça e quarta-feira haverá apenas a passagem de um asteróide em cada dia.

Os “Objetos Próximos da Terra”, ou Near Earth Objects, são todos os asteróides e cometas com uma trajetória menor que 194.47 milhões de quilómetros. Muitos destes objetos são classificados como “Objetos Potencialmente Perigosos” se se aproximarem a menos de 7,47 milhões de quilómetros do planeta Terra.

A NASA contabilizou 90% dos Objetos Próximos da Terra (NEO) que têm mais de um quilómetro de comprimento e, por isso, podem representar perigo para a Terra. Ou seja, faltam ainda rastrear 10% dos asteróides potencialmente perigosos.

Apesar do número de asteróides já rastreados, há uma possibilidade muito pequena de um destes corpos rochosos vir a causar danos na Terra: a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo cálculos da agência espacial norte-americana.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Um dia destes?
      Todos os dias caiem MILHARES deles.
      A esmagadora maioria simplesmente desintegra-se antes de chegar ao chão.

    • Tráfego!?! asteróides que caem mas nunca são recuperados, quando são, são mais uma mentira da ciência e dos cientistas, mágicos que só como eles iludem a população. Pseudo ciência…

      • Sim, sim, a ciência é que “ilude a população”…
        Já sabemos que foi Deus quem criou tudo (e depois foi de “férias”!) e que a terra é plana!…
        Quando estiveres doente não recorras à ciência, não uses medicamentos nem vás ao hospital – reza a seres imaginários/místicos e depois anda cá contar o resultado!…

        • Bom,na vdd algumas coisas que você disse está errado! Você nem era nascido nessa época e nem sabe a real a como o mundo foi criado e não não estou discordando da sua religião a qual seja ela, só digo que talvez enquanto você ora pode sim tomar um remédio e não a ciência não engana,ela já salvou muito gente,e antes que você venha falar qlqlr coisa isso não foi um afrontamento e só aceito resposta de for cientistas,oque você provavelmente não.

  1. Por favor alguém tem contacto da empresa de transporte pra mi informar do horário a que passam?!
    Que coisa chata, a pessoa pode nem ter tempo de pegar eles.
    Já eles não se avexa não pra pegar a pessoa até desprevenida!
    Pôrra! Que coisa mais sem organização essa viu.
    Que raio de cientistas mais atrapalhado, aldrabão.

  2. Kkkkkkkk, o cara posta uma notícia leve de boa sobre os asteróides que passam e passaram sobre a terra e já vem uns malucos colocando Deus no meio…

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …