/

14 anos depois, o mistério dos pés humanos que dão à costa nos EUA e Canadá foi resolvido

5

Entre 20 de agosto de 2007 e 2019, deram à costa do Mar Salish, nos Estados Unidos e Canadá, 21 pés humanos. Agora, 14 anos depois, o mistério foi finalmente resolvido.

Os dois primeiros pés foram encontrados no espaço de uma semana por uma jovem e um casal que passeavam. Ambos eram pés direitos e tamanho 46. “Ambos os pés estavam a decompor-se, mas ainda tinham carne”, disse Rose Stanton, médica legista regional da Ilha de Vancouver, em declarações à CBC na altura da descoberta.

Nos anos seguintes, foram encontrados mais pés humanos, inclusive alguns pares, quase sempre dentro do calçado.

A bizarra história começou a chamar a atenção dos media internacionais e as especulações eram muitas. Alguns defendiam que havia um assassino à série à solta ou que a máfia estava a livrar-se de corpos, atirando-os ao mar.

Contudo, de acordo com o IFLScience, a explicação para este mistério com 14 anos é menos dramática: foi uma mudança no setor de calçado.

“Achamos que sabemos o que aconteceu em todos os casos”, explicou o médico legista Barb McLintock, em declarações ao National Post. “Não há nenhum que tenha qualquer indício de homicídio […] em todos os casos há uma explicação alternativa muito razoável”.

Os especialistas determinaram que a causa da morte das pessoas a quem pertenciam estes pés foi suicídio ou acidental.

Quando um corpo está no mar e afunda no fundo do oceano, é rapidamente atacado por necrófagos. Estes, tal como os crustáceos, são preguiçosos e preferem atacar as partes mais macias do corpo em vez dos pedaços duros de cartilagem. Em humanos, as partes moles incluem os tornozelos, que são principalmente tecidos moles e ligamentos.

Esse ataque leva a que o pé se desprenda muito rapidamente do resto do corpo antes de a grande decomposição começar.

Mas por que é que só em 2007 é que começaram a surgir vários pés humanos na costa norte-americana e canadiana? É aí que entra o design dos sapatos.

Nas últimas décadas, as sapatilhas foram feitas de espuma mais leve, incluindo bolsas de ar nas solas.

“Realmente, [o fenómeno] não surgiu até que tivéssemos sapatilhas que flutuavam tão bem”, disse McLintock. “Antes, apenas ficavam lá no fundo do oceano.”

Maria Campos, ZAP //

5 Comments

  1. Explicaram porque é que chega à costa, pois o sapato flutua… mas é de onde vêm os corpos? essa é a questão… estão a supor que foi de suicidio ou acidente!?!? O seja a parte principal do porquê não sabem… Houve naufrágios na zona? Enfim

    • “Os especialistas determinaram que a causa da morte das pessoas a quem pertenciam estes pés foi suicídio ou acidental.”
      Não houve naufrágios na zona e as correntes podem trazer corpos (ou pés) literalmente de qualquer parte do mundo.

    • Exacto, parece que a questão de quem são os corpos e a consequência da explicação dos ténis ser de que existem mais corpos mas com ténis mais antigos não é importante e o assunto fica encerrado.

  2. A única explicação são os suicídios, naturalmente retirando homicídios em que são os corpos lançados ao mar. Mas há muitos mais suicídios do que se pensa, especialmente em zo0nas com pontes ou precipícios íngremes…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.