/

Aos 118 anos, Tanaka vai levar a tocha olímpica

Kane Tanaka é a pessoa mais velha do mundo, pelo menos entre as que estão registadas. Em maio deverá cumprir parte do percurso simbólico.

A lista das pessoas que percorrem parte do percurso da tocha dos Jogos Olímpicos apresenta sempre episódios invulgares para relatar. Este está relacionado com uma mulher, uma “jovem” de 117 anos.

De acordo com os registos oficiais, Kane Tanaka é a pessoa mais velha do mundo. A japonesa foi convocada para pegar na tocha olímpica em maio do próximo ano, em Shime, Fukuoka. Se cumprir essa tarefa, passará a ser a pessoa mais velha de sempre a fazer parte desse percurso simbólico.

Nessa altura, Tanaka terá 118 anos e quatro meses de idade. Vai superar, de longe, a idade de Aída Mendes, a brasileira que pegou na chama olímpica antes dos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, Aída Mentes tinha na altura 107 anos; já morreu, neste ano.

O neto de Kane Tanaka, Eiji Tanaka, já reagiu: “Quando soubemos que ela iria conduzir a tocha, ficámos preocupados com o que poderia acontecer por causa da idade, mas estávamos a preocuparmo-nos com nada. Ficaremos felizes se as pessoas que a virem com a tocha e com boa aparência poderem pensar «Há esperança em continuar a viver»”, confessou Eiki, ao jornal ‘Kyushu News’.

Kane Tanaka nasceu no dia 2 de janeiro de 1903. Além de ser a pessoa mais velha do mundo, segundo o livro do Guinness, é também a pessoa que viveu mais anos desde que há registo no Japão. E gosta de jogos de tabuleiro.

A participação de Kane Tanaka no percurso da chama olímpica está prevista mas não está confirmada: a sua saúde e a meteorologia do dia 11 de maio de 2021 vão definir a sua inclusão na lista.

Os próprios Jogos Olímpicos em Tóquio estão marcados mas não confirmados. Depois do adiamento em 2020, por causa do coronavírus, o início da maior prova desportiva está marcada para 23 de julho de 2021 mas os próprios japoneses apresentam dúvidas em relação à realização do evento.

A tocha olímpica iniciou o seu percurso na Grécia, em…março – o primeiro mês em que o mundo “parou” por causa da pandemia e, por isso, nunca chegou a percorrer o Japão, até agora.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.