Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a “10ª sinfonia”, com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso.

Desta vez, porém, a tecnologia entrará em ação e um algoritmo de inteligência artificial terá a dura missão de completá-la. A Deutsche Telekom, uma das maiores empresas de telecomunicações da Alemanha, teve essa ideia.

Desde meados de 2019, uma equipa internacional de músicos, compositores e programadores treina o software para compor os trechos que faltam, sempre tendo como meta manter o estilo e espírito do músico alemão. Para isso, utilizaram esboços e anotações de Beethoven e tentaram traduzir isso para o programa de Inteligência Artificial (IA).

A estreia da sinfonia finalizada será feita no ano que vem pela orquestra Beethoven Orchester, de Bonn, cidade onde nasceu o músico. O resultado, porém, ainda é um mistério e poucas pessoas sabem como será, uma vez que a imprevisibilidade do algoritmo é o que pode tornar a tarefa bem sucedida.

O algoritmo é imprevisível, surpreende-nos todos os dias”, explicou Mattias Röder, diretor do Instituto Karajan e coordenador do projeto da 10ª sinfonia, ao semanário alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. “É como uma criança a explorar o mundo de Beethoven”, acrescentou.

A Huawei já fez algo semelhante este ano, ao investir num processo parecido para recuperar a famosa sinfonia nº8 de Franz Schubert, que também estava inacabada. O resultado foi apresentado em fevereiro, em Londres.

Beethoven é considerado um dos pilares da música ocidental, pelo desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Em 2020, completaria 250 anos.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Creio que isso é impossível. Ninguem consegue imaginar o que vai na cabeça de um músico quando compõe um trecho musical. Em especial um que já morreu há muito tempo….

RESPONDER

"Lupin". Livros originais regressam aos mais vendidos com série na Netflix

Novo fenómeno da Netflix, a série francesa Lupin estreou a bater recordes no ecrã… e não só. Com o sucesso da adaptação moderna da história clássica do ladrão Arsène Lupin, os livros originais voltaram aos …

Escavações revelam canibalismo azteca durante invasão espanhola

Centenas de invasores espanhóis capturados na localidade azteca de Tecoaque em 1520 terão sido sacrificados e devorados pelos indígenas, motivando um posterior massacre ordenado pelo "conquistador" Hernan Cortés. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Antropologia …

A carrinha NV350 da Nissan inaugura uma nova forma de teletrabalho

O teletrabalho pode tornar-se menos aborrecido graças à Nissan. A fabricante japonesa apresentou a sua carrinha NV350 através do YouTube, na semana passada. A empresa destacou a principal caraterística deste veículo: pode ser formatado para …

Hospitais estão no limite. Modelos computacionais podem ajudar a manter as portas abertas

Modelos computacionais podem ser aplicados para ajudar a fazer uma melhor gestão das camas disponíveis para o internamento de doentes infetados com o novo coronavírus. A covid-19 está a causar pressão nos serviços de saúde em …

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …