Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a “10ª sinfonia”, com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso.

Desta vez, porém, a tecnologia entrará em ação e um algoritmo de inteligência artificial terá a dura missão de completá-la. A Deutsche Telekom, uma das maiores empresas de telecomunicações da Alemanha, teve essa ideia.

Desde meados de 2019, uma equipa internacional de músicos, compositores e programadores treina o software para compor os trechos que faltam, sempre tendo como meta manter o estilo e espírito do músico alemão. Para isso, utilizaram esboços e anotações de Beethoven e tentaram traduzir isso para o programa de Inteligência Artificial (IA).

A estreia da sinfonia finalizada será feita no ano que vem pela orquestra Beethoven Orchester, de Bonn, cidade onde nasceu o músico. O resultado, porém, ainda é um mistério e poucas pessoas sabem como será, uma vez que a imprevisibilidade do algoritmo é o que pode tornar a tarefa bem sucedida.

O algoritmo é imprevisível, surpreende-nos todos os dias”, explicou Mattias Röder, diretor do Instituto Karajan e coordenador do projeto da 10ª sinfonia, ao semanário alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. “É como uma criança a explorar o mundo de Beethoven”, acrescentou.

A Huawei já fez algo semelhante este ano, ao investir num processo parecido para recuperar a famosa sinfonia nº8 de Franz Schubert, que também estava inacabada. O resultado foi apresentado em fevereiro, em Londres.

Beethoven é considerado um dos pilares da música ocidental, pelo desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Em 2020, completaria 250 anos.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Creio que isso é impossível. Ninguem consegue imaginar o que vai na cabeça de um músico quando compõe um trecho musical. Em especial um que já morreu há muito tempo….

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …