109 elementos do Boko Haram abatidos num ataque no Níger

O ministro da Defesa do Níger adiantou hoje que os ataques perpetrados pelo grupo radical nigeriano Boko Haram numa aldeia no norte do país vitimaram 109 militantes dos radicais, quatro militares e um civil, avançou a agência AFP.

Mais de uma centena de combatentes do Boko Haram morreram num ataque esta sexta-feira a aldeia de Bosso, no sudeste do Níger, na fronteira com a Nigéria, a primeira incursão violenta do grupo radical islâmico nigeriano naquele país vizinho.

Os ataques fizeram ainda 17 feridos entre as forças de segurança nigerianas, e dois soldados estão desaparecidos, de acordo com as declarações do ministro Mahamadou Karidjo à televisão pública do Níger.

Nenhum balanço foi feito relativo às tropas chadianas, que “ajudaram” as forças militares nigerianas a “neutralizar os assaltantes que conseguiram infiltrar-se” em Bosso, referiu o ministro da Defesa.

Fonte das forças do Chade deslocadas no Níger, citadas pela agência noticiosa AFP, adiantaram, no entanto, que o seu comandante, o general Yaya Daoud, foi atingido a tiro em Bosso.

“A calma já regressou às duas localidades. A situação está sob controlo”, afirmou.

Uma fonte humanitária indicou à AFP que o exército do Chade, posicionado em Bosso desde segunda-feira, e o exército do Níger conseguiram “empurrar os combatentes do Boko Haram de volta para a Nigéria”.

No entanto, segundo o governador da província de Diffa, à qual pertence a aldeia atacada, apenas tropas do Níger combateram os fundamentalistas, dado que os soldados chadianos estavam fora de Bosso.

O parlamento do Níger deve pronunciar-se na segunda-feira sobre o destacamento de um contingente de tropas do país para a Nigéria para combater o Boko Haram.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …