Recomendação do Governo é reduzir a velocidade máxima de 120 para 100 quilómetros por hora. Carlos Barbosa deixa outras sugestões.
O plano de poupança de energia 2022-2023 foi publicado nesta terça-feira e prevê diversas alterações na rotina dos portugueses para os próximos tempos.
O plano é válido até ao final de 2023 e prevê, por exemplo, limitar a iluminação interior, a iluminação decorativa no Natal, controlar as temperaturas de ar condicionado, a utilização de água e a rega, por exemplo.
Mas a circulação automóvel, apesar de menos mencionada nos últimos dias, também está incluída nas ideias do Governo.
O Executivo socialista pretende que, nas auto-estradas portuguesas, o limite máximo de velocidade deixe de ser 120 quilómetros hora e passe para 100 quilómetros por hora.
Não através de obrigação – não, as placas circulares que indicam 120 não serão substituídas – mas sim através de campanhas de sensibilização (comunicação social, redes sociais, municípios e freguesias).
Seria uma recomendação, não uma lei, mas o presidente do Automóvel Clube de Portugal criticou esta “medida política”.
“É evidente que, se as pessoas guiarem com cuidado, poupam combustível. Mas não é reduzir a velocidade de 120 para 100 quilómetros à hora que vai beneficiar bastante”, disse Carlos Barbosa, no jornal Público.
O responsável deixou outra recomendação ao Governo: “Que baixe os impostos no sector automóvel, os impostos da gasolina, etc.”.
Carlos Barbosa acha ainda que os transportes públicos deveriam ser mais abrangentes, mais úteis para os portugueses: “É evidente que os portugueses que não têm capacidade para pagar este preço de combustível. Muitos deles abandonaram o transporte individual. Só que, com o transporte público actual, muitas pessoas são obrigadas a continuar a usar o individual”.
Isto também é válido para o Cabrita?
nao sei porque fala dele se o mesmo ja nao faz parte do governo
Os Monty Python também já não existem e ainda são os segundos grandes mestres da comédia, precisamente atrás do Cabrita.
Esta recomendação, também se aplica aos ministros, esses sim, sempre a alta velicidade?
Preocupa-te contigo deixa lá os Ministros.
Muito boa!
Sai do governo e fica ilibado de tudo o que fez?
E será que as portagens também baixam?
100 Km/h é muito. Devia ser 50 Km/h isso é que era. Tenho cá a ideia de que isto está montado para caçar multas, por excesso de velocidade.
so é multado quem quer
se andar dentro dos limites da lei, ninguem o multa
Das duas uma, ou é um caçador de multas, ou é da prevenção rodoviária. Que não se preocupa com placas de sinalização coberta por arbustos, ou inexistentes, faixas separadoras, passadeiras, rotundas, por pintar, etc etc.
Bem … jà agora porque não limitar o deslocamento Pedonal a 1 Km/ h , é que acontece ver Pessoas aos encontrões por causa das pressas !
Ainda vamos ver as AE’s transformarem-se em vias pedonais com permissão de circulação de trotinetas!!!
Já vi um vídeo de um gajo numa trotinete quase a 80 km/h na A3
HaHaHa, já nada me admira..
“Só que, com o transporte público actual, muitas pessoas são obrigadas a continuar a usar o individual” Tenho o nosso caso. Vivemos a 10km da sede do concelho, na zona metropolitana de Lisboa, e os transportes para a sede do concelho são um de manha para ir e um ao fim da tarde para regressar.
E é para todos ou os do Governo estão imunes?
Desculpem a pergunta, mas vamos ser sinceros: alguém anda a 120 na auto estrada? (1 em 100)
Eu ontem vinha a 130 e era só vê-los a ultrapassar e a buzinar para eu sair da faixa do meio .