/

Sporting vence União e sobe à liderança da I Liga

1

O Sporting venceu hoje o União da Madeira por 2-0, na 31.ª jornada da Primeira Liga, uma vitória que geriu com inteligência, mas na qual ficaram patentes as dificuldade do ataque em finalizar o caudal ofensivo.

O Sporting entrou bem no jogo, a imprimir ritmo forte e a pressionar e cedo chegou ao golo, através de Teo Gutiérrez, aos sete minutos, na sequência de uma jogada de insistência de Marvin Zeegelaar, cujo cruzamento foi ‘meio’ golo.

Um golo cedo tem sempre um efeito tranquilizador e inspirador em quem o marca e embalou o Sporting para cerca de 25 minutos de bom futebol, com dinamismo, variedade de combinações de ataque, velocidade, com destaque para João Mário, inspirado e a criar desequilíbrios.

No entanto, logo a seguir ao golo de Teo, Rui Patrício negou o golo do empate ao União, com uma grande defesa, na sequência de canto, a remate de Danilo Dias.

Com o segundo golo, logo aos 19 minutos, em mais uma jogada de insistência de Zeegelaar, à qual João Mário deu a melhor sequência, o Sporting foi perdendo gradualmente dinamismo, baixou o ritmo e o caudal ofensivo, permitindo que o União, que jogou num 4x2x3x1 bastante flexível, se tornasse cada vez mais atrevido, embora sem criar nenhuma verdadeira oportunidade de golo.

Na segunda parte, o Sporting voltou a pôr mais intensidade no seu jogo, criou várias oportunidades de golo que não teve capacidade para finalizar, algumas vezes por querer colocar a bola em Slimani, outras porque os médios e os alas se eximem à responsabilidade de rematar – exceção feita a Adrien.

Com o 24.º triunfo na prova,  Sporting ascendeu provisoriamente, à liderança da I Liga portuguesa de futebol, com 77 pontos, contra 76 do Benfica, que se desloca domingo ao reduto do Rio Ave.

A vitória permitiu aos leões assegurar o 2º lugar na I Liga e o apuramento directo para a fase de grupos da Champions 2016/17.

O União da Madeira manteve-se no 16.º posto, o primeiro acima da ‘linha de água’, dois pontos acima da Académica.

Futebol 365

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.