//

Secretas investigam canal em português de propaganda do Daesh

1

(dr) Dabiq Magazine

O grupo terrorista Estado Islâmico criou um canal de propaganda em português no serviço de mensagens instantâneas Telegram. Os Serviços de Inteligência do Brasil estão já a investigar o caso, mas os criadores do fórum poderão ser jihadistas portugueses.

O “Nashir português” foi criado há cerca de três semanas, conforme avança a Antena 1, que adianta que a Agência Brasileira de Inteligência está a vigiar o fórum com atenção.

Pegando no nome da agência de propaganda do grupo terrorista, a Nashir News Agency, este “Nashir português” é mais um veículo para a disseminação da ideologia do Estado Islâmico e, por isso, é encarado com preocupação pelas autoridades.

“A abertura dessa nova frente de difusão de informações voltadas à doutrinação extremista, direccionada ao público de língua portuguesa, amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”, sustenta a Agência Brasileira de Inteligência, citada pelo Jornal de Notícias.

Os autores deste canal em Português poderão ser alguns dos jihadistas portugueses que foram para a Síria combater ao lado do Daesh e que, conforme tem sido noticiado, assumiram papéis relevantes na máquina de propaganda do grupo terrorista.

O Expresso adianta que Steve Duarte Amieiro ou Celso Rodrigues da Costa podem estar “directa ou indirectamente” ligados a este “Nashir português”. O primeiro é, segundo o semanário, “um dos especialistas na realização e produção de material de propaganda do Daesh“, enquanto o segundo já apareceu em dois vídeos da organização a apelar ao extremismo.

É a primeira vez que existe um media jihadista em língua portuguesa“, destaca a especialista norte-americana em terrorismo, Rita Katz, em declarações ao Expresso.

Esta notícia assume maior relevância perante a proximidade dos Jogos Olímpicos no Brasil, a realizar de 5 a 21 de Agosto. O país já elevou o alerta de ameaça terrorista, nos últimos meses, e teme vir a ser alvo de ataques relacionados com o Daesh, nomeadamente, cometidos pelos chamados “lobos solitários”, apologistas da causa islâmica que actuam sozinhos.

Entretanto, há quatro dias foi criado no YouTube um canal do “Nashir português” que tem, até ao momento de redacção deste artigo, um único vídeo publicado, com imagens que parecem de um jogo de guerra. Na descrição do canal surge apenas a frase “Allah escreveu: ‘Eu certamente irei prevalecer, eu e os meus mensageiros.'”.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.