//

Produção de petróleo no Brasil vai duplicar nos próximos 8 anos

Vinicius Depizzol / Flickr

Plataforma de exploração de petróleo na praia de Camburi, Vitória, no Brasil

Plataforma de exploração de petróleo na praia de Camburi, Vitória, no Brasil

A produção de petróleo do Brasil vai pelo duplicar até 2022 para “4,2 ou até 4,4 milhões de barris por dia”, afirmou hoje o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) brasileira, Hélder Queiroz.

“O Brasil aportará uma importante contribuição a nível internacional, já que seremos, a partir do próximo ano, exportadores líquidos de forma sustentável”, disse Hélder Queiroz, citado pela agência Efe, na décima quinta edição da chamada Cimeira Internacional do Petróleo, que se realiza em Paris.

O regulador do setor do petróleo no Brasil lembrou que o seu país, que importava 85% do petróleo que consumia há quatro décadas, quando se deu o choque petrolífero de 1973, passou a ser um exportador líquido em 2006 pela primeira vez, e acrescentou que, atualmente, o país produz cerca de 2 milhões de barris por dia, sendo 80% dessa produção originária de plataformas ‘off-shore’ (no mar).

De acordo com o relatório do regulador face à atividade petrolífera em fevereiro – os últimos dados públicos disponíveis -, a produção de petróleo foi de aproximadamente 2,09 milhões de barris por dia, o que representa uma subida de 3,6% face a fevereiro de 2013 e um aumento de 1,8% face a janeiro.

A produção de gás natural, de acordo com a mesma fonte, foi de aproximadamente 83,2 milhões de metros cúbicos, o que equivale a um aumento de 8,8% face ao mês homólogo de 2013 e uma subida de 3,6% face a janeiro, o que é um recorde para o Brasil.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.