/

Primeiro sexo da história foi entre peixes – e de lado

1

bbc

De acordo com um estudo de uma equipa de investigadores, o peixe pré-histórico Microbrachius dicki, é o primeiro animal que se tem conhecimento de ter parado de se reproduzir com fertilização externa (em que os peixes inseminam os ovos fora dos organismos) e começado a copular.

O peixe, que viveu há 385 milhões anos e media apenas 8 centímetros, vivia em lagos no território que pertence actualmente à Escócia.
As conclusões dos cientistas foram publicadas na revista Nature.

“Definimos o ponto da evolução em que teve início a fertilização interna nos animais”, afirma John Long, académico da Flinder University, na Austrália, um dos principais autores do estudo.

Apêndice em forma de ‘L’

Fósseis do Microbrachius dicki são comuns, mas durante anos a vida sexual dos peixes passou despercebida aos cientistas. Long revelou que a sua descoberta ocorreu por acaso, enquanto observava alguns fósseis.

O cientista percebeu que um dos espécimes do peixe tinha um apêndice em forma de “L”, uma forma diferente de outros fósseis, que possuíam uma espécie de abertura.

“Este apêndice era usado para transferir o sémen para a fêmea“, explica o cientista.

Por causa da sua anatomia, o Microbrachius precisava de fazer uma estranha “dança” de acasalamento.

“O peixe precisava de copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia o seu membro na fêmea”, diz Long.

Curiosamente, essa forma de reprodução não durou. Os pesquisadores acreditam que o Microbrachius voltou a utilizar a inseminação externa. A copulação só voltaria a ocorrer no mundo animal milhões de anos depois, em algumas espécies de tubarões e arraias.

Outra grande surpresa é o Microbrachius ter passado despercebido por tanto tempo pelos cientistas.

“Este peixe é bastante conhecido e os seus fósseis são comuns. Não se trata também de um animal encontrado numa localização exótica. É incrível que não tenhamos percebido isto antes”, afirma o biólogo Matt Friedman, da Universidade de Oxford.

Em 2009, outro estudo apontara um outro peixe, o Incisoscutum ritchiei, como o primeiro animal a tentar a reprodução pelo ato sexual, mas a criatura viveu pelo menos 20 milhões de anos depois do Microbrachius.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Por ser “micro” é que foi chamado de “dicki” 🙂
    Afinal, já havia a posição do cão, do leão, etc., por isso, faltava a do peixe…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.