Pentágono testa enxame de drones como arma militar

367

US Defense Department

Drone Perdix

Drone Perdix

O Departamento da Defesa norte-americana testou com sucesso um “enxame” de 103 pequenos drones que permitem avançar para um novo tipo de armamento e sugerem “um grande futuro” para as estratégias militares, anunciou o departamento da defesa norte-americana.

Os avanços na área da inteligência artificial tornam hoje possível a formação de grupos de pequenos robôs que interagem coletivamente sob a direção de um humano.

Estrategas militares preveem um grande futuro para esses enxames de aeronaves não tripuladas, baratas e que em grande número podem dominar as defesas dos adversários.

O Pentágono refere em comunicado que em outubro já tinha testado um enxame de 103 drones com cerca de 16 centímetros de comprimento, lançados a partir de três aviões de combate F/A-18 Super Hornet.

Durante o teste os pequenos drones Perdix demonstraram muitas capacidades promissoras, refere o comunicado, acrescentando que conseguiram coletivamente adaptar-se às vicissitudes da missão.

Os drones Perdix formaram “um corpo coletivo que partilhou um cérebro comum”, explicou William Roper, que dirige o Departamento de Capacidades Estratégicas (SCO) do Pentágono.

“Porque cada Perdix comunica e colabora com cada um dos outros, o enxame não tem nenhum líder e pode adaptar-se se outro drone se junta ao grupo ou se algum falha” se por exemplo for abatido, explicou.

O SCO é um serviço do Pentágono criado pelo atual secretário da Defesa, Ashton Carter.

O departamento foi criado com o objetivo de acelerar a integração das inovações tecnológicas nos armamentos, criando novas armas.

O drone Perdix foi concebido inicialmente por estudantes de engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 2013 e tem sido continuamente melhorado.

// Lusa

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …