Paris fecha definitivamente rua principal para carros (e trânsito na cidade diminui)

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Torre Eiffel, Paris (França)

Todos os anos, durante o verão, a cidade de Paris encerra uma das suas principais avenidas, perto do rio Sena, para ser transformada numa praia. No entanto, a administração pública decidiu não reabrir a rua, criando uma alternativa para peões e ciclistas.

Este ano, a capital francesa iniciou, em julho, o seu programa de verão “Praia de Paris”, que cria uma praia artificial na margem direita do Sena e no reservatório de Villette.

Cerca de 3.500 toneladas de areia, 50 palmeiras, 900 espreguiçadeiras e 450 guarda-sóis foram usados para a agradável ocasião.

Após o encerramento da rua principal, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, revelou que estava pronta para um aumento absurdo do número de carros nas outras ruas e uma diferença significativa no trânsito – mas não foi o que aconteceu.

O tráfego manteve o seu ritmo tranquilo, mesmo na hora de ponta, e apenas as ruas mais próximas sentiram o reflexo da nova medida.

Em setembro, passavam cerca de 2.600 veículos por hora na rua principal. Com o encerramento da avenida, houve um aumento de 1.301 carros nas ruas secundárias.

Isto quer dizer que metade dos carros ficaram em casa e os cidadãos estão a utilizar transportes alternativos para chegar ao trabalho.

A autarquia de Paris já está a investir na mobilidade urbana, e pretende realizar elaborar medidas necessárias para melhorar o transporte alternativo.

A cidade francesa baniu todos os carros produzidos antes de 1997 das ruas centrais para diminuir os índices de poluição e, até 2020, pretende ter uma ciclovia que atravesse a cidade inteira.

ZAP / The Greenest Post

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