/

Número de mortos em Istambul sobe para 41. Governo turco acredita que Daesh foi o autor do atentado

1

Sedat Suna / EPA

-

Novo balanço feito esta manhã indica que o número de mortos subiu para 41 e para mais de 200 feridos. Primeiro-ministro turco acredita que o atentado foi autoria do Estado Islâmico.

O governador de Istambul fez uma atualização dos números do atentado que aconteceu esta terça-feira à noite, no aeroporto de Atatürk, na capital turca.

Ao final da manhã, registam-se 41 mortos e 239 feridos, sendo que pelo menos 13 das vítimas mortais terão nacionalidade estrangeira. Para já, o Governo português revelou que não há indicação de vítimas portuguesas.

Segundo as autoridades turcas, três atacantes abriram fogo na entrada do terminal internacional do aeroporto, tendo-se feito explodir por volta das 22h00.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou que os primeiros indícios apontam o Estado Islâmico como o principal responsável pelo ataque, apesar do grupo extremista ainda não o ter reivindicado.

Esta quarta-feira, o aeroporto voltou a operar, mas ainda são poucos os voos previstos, informa o diário Hürriyet na sua versão digital.

Segundo a informação disponível no portal do aeroporto, a grande maioria dos voos continuam cancelados ou atrasados, embora alguns aviões tenham já aterrado ou estejam a preparar-se para descolar, tanto no terminal internacional como no dos voos domésticos.

A maioria dos voos que tinha chegada prevista durante o período do encerramento foi desviada para a cidade de Esmirna, situada a cerca de 300 quilómetros.

A companhia aérea de bandeira turca, a Turkish Airlines, anunciou que altera ou cancela, de forma gratuita, todos os bilhetes de avião emitidos até 31 de julho.

As câmaras de vigilância captaram imagens do momento em que um dos atacantes é abatido pela polícia, no momento em que se preparava para detonar mais um explosivo.

O Aeroporto de Ataturk, o mais movimentado da Turquia, é alvo frequente de ataques, principalmente de separatistas curdos.

Nos últimos meses, o movimento separatista TAK, Falcões pela Libertação do Curdistão, realizou diversos atentados em solo turco.

O atentado desta terça-feira foi o mais mortífero dos quatro registados na maior cidade da Turquia este ano.

A Turquia é também alvo do Estado Islâmico, uma vez que integra a coligação internacional contra o grupo jihadista.

Por outro lado, o primeiro-ministro também considera significativo o facto do ataque ter acontecido precisamente quando o país está a tentar normalizar as relações com Israel e com a Rússia.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Discordo com o governo turco , os três suicidas talvez são de origem curda ; são um povo reles, anárquico , traficante e criminoso que devia estar independente da Turquia !!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.