Morreu a jornalista que anunciou que a II Guerra ia começar

5001

Morreu a repórter britânica Clare Hollingworth, que foi responsável por um dos maiores furos jornalísticos do século XX, ao notar a presença das tropas alemãs na fronteira com a Polónia em 1939.

A correspondente de guerra britânica Clare Hollingworth, que foi a primeira jornalista a noticiar a invasão da Polónia pelas tropas alemãs em 1939, morreu esta terça-feira, em Hong Kong, aos 105 anos. A sua morte foi confirmada por um sobrinho-neto, autor de uma biografia sobre a jornalista, citado pela DW.

Nascida em Leicester em 1911, Hollingworth era ainda uma “júnior” recém-contratada pelo jornal britânico Daily Telegraph quando viajou para a Polónia no fim de agosto de 1939. Ao percorrer a fronteira do país com a Alemanha, notou a presença de milhares de tropas alemãs, que aguardavam a ordem de invasão.

Hollingworth publicou a notícia no dia 28 de agosto de 1939, com o título “Mil tanques concentrados na fronteira polaca. Dez divisões prontas para ataque imediato“. O artigo saiu sem assinatura, como era habitual na época. Segundo o jornal The Guardian, a reportagem foi um dos maiores “furos” do século 20.

Quatro dias depois, a 1 de setembro, as tropas alemãs invadiram a Polónia sob as ordens do führer, Adolf Hitler – evento que desencadearia a Segunda Guerra Mundial. Às 11:15 do dia 3, o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram guerra à Alemanha. A França junta-se-lhes às 15:00.

Hollingworth acabou também por testemunhar a própria invasão alemã, ao ser acordada pelas bombas lançadas sobre a cidade polaca de Katowice. A sua peça sobre o início oficial do conflito apareceu nas páginas do Daily Telegraph no dia seguinte.

A repórter acompanhou ao longo da sua carreira inúmeros conflitos, como a guerra no Vietname, Argélia, Médio Oriente, Índia e Paquistão, e a Revolução Cultural na China.

Hollingworth também fez a primeira entrevista com Mohammad Reza Pahlavi, depois de o último shah do Irão se ter tornado o líder do país, em 1941.

Entre outros furos de Hollingworth, contam-se a reportagem de 1963 que levantava suspeitas de que o ex-agente britânico Kim Philby era um espião soviético, e um artigo em 1968 que antecipava a intenção dos Estados Unidos de iniciar negociações de paz com o Vietname.

Em outubro do ano passado, comemorou o seu 105º aniversário, em Hong Kong, no Clube dos Correspondentes Estrangeiros.

“Estamos muito tristes por saber da morte de Clare. Ela foi uma extraordinária inspiração para todos nós e um estimado membro do nosso clube”, disse à AFP a presidente do FCC, Tara Joseph.

E onde quer que esteja agora, Clare Hollingworth será provavelmente a primeira a dar a notícia do que de novo se passa por lá.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

-

Unesco classifica como "crime de guerra" destruição de tesouros pelo Daesh

A diretora geral da Unesco classificou hoje como "um crime de guerra e uma perda imensa para o povo sírio e para a humanidade" a mais recente destruição de tesouros arqueológicos pelo Daesh em Palmyra, …

-

"América primeiro": Donald Trump já é Presidente dos EUA

O multimilionário tomou posse esta sexta-feira como novo Presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington. A cerimónia de tomada de posse de Donald Trump como 45.º presidente dos Estados Unidos começou …

Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016

TSU lança ameaça de crise na Geringonça

As divisões à esquerda na temática da Taxa Social Única (TSU) estão a criar desconforto na "Geringonça", e um deputado independente já sugeriu uma moção de confiança - que o PS rejeita. Francisco Assis coloca já a hipótese de eleições …

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Adjunto, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

Presidentes das CCDR vão ganhar mais 1.310 euros por mês

O governo quer dar mais poderes às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e com isso, propõe o aumento do salário dos respectivos presidentes que passarão a ganhar mais 29%, ou seja, uma subida de …

Carlos Alberto Silva, ex-treinador do FC Porto

Morreu Carlos Alberto Silva, treinador bicampeão pelo FC Porto

Carlos Alberto Silva, antigo treinador bicampeão pelo FC Porto, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 77 anos, em Belo Horizonte, Brasil. O antigo treinador tinha sido operado ao coração no final do ano passado e …

A tenista Venus Williams

ESPN afasta comentador que comparou Venus Williams a um gorila

A cadeia televisiva retirou Doug Adler da cobertura do Open da Austrália, com base na má "escolha de palavras" do comentador, acusado de ter comparado a movimentação da tenista norte-americana Venus Williams à de um …

Loalwa Braz Vieira, do grupo Kaoma, cantora do super hit "Lambada (Chorando Se Foi)"

Suspeito de assaltar e matar Loalwa Braz era funcionário da pousada da cantora

As autoridades brasileiras prenderam três suspeitos de assaltar e matar a intérprete da "Lambada" e "Chorando Se Foi", nesta quinta-feira. Loalwa Braz Vieira, de 63 anos, foi assaltada e morta por um grupo, onde se inclui …

Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal deram uma entrevista à SIC para contar a sua versão dos factos

Há fortes indícios de que os gémeos iraquianos tentaram matar Rúben Cavaco

O Ministério Público considera que há "fortes indícios" de que os filhos gémeos do Embaixador do Iraque em Portugal tentaram matar o jovem Rúben Cavaco. Entretanto, sabe-se que o diplomata, que foi afastado do cargo, …

-

Donald Trump toma hoje posse como Presidente dos EUA

O multimilionário, de 70 anos, toma posse esta sexta-feira numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington, tornando-se no homem mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos. Ao meio-dia de Washington (17h00 em Lisboa), …

-

Gabriela Canavilhas vai ser a candidata do PS em Cascais

A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas será a candidata do PS às autárquicas deste ano em Cascais, informoue sta sexta-feira o presidente da concelhia do partido, Luís Miguel Reis. O nome da antiga ministra do Governo …