/

FC Porto vence Sporting com 3 de Tello

d.r. FCPorto / Facebook

Christian Tello, FC Porto

Christian Tello, FC Porto

O FC Porto venceu hoje o Sporting por 3-0, em partida da 23.ª jornada da I Liga de futebol, decidida com um ‘hat-trick’ de Tello, num resultado que complicou de sobremaneira as ambições dos ‘leões’ na luta pelo título nacional.

Já os ‘dragões’, que arrancaram uma vitória merecida, fruto de um rendimento claramente superior ao adversário neste clássico, continuam a quatro pontos do líder Benfica e têm agora mais oito do que a turma de Alvalade, que fica a 12 pontos do primeiro lugar e apenas um à frente do Sporting de Braga.

Com Jackson e Herrera a assistir e Christian Tello de ‘pé quente’ a concretizar, surgiu a fórmula do sucesso dos ‘azuis e brancos’, perante um Sporting praticamente inconsequente, que foi uma sombra do que mostrou em partidas anteriores.

O desafio até começou de forma enfadonha, com um futebol muito ‘mastigado’ no meio campo e com as duas equipas demasiado erróneas no passe, o que ia afastando a bola das duas balizas.

Só depois de 15 minutos inconsequentes se assistiu ao primeiro remate do jogo, para o Sporting, com João Mário a quebrar a passividade dos companheiros do ataque, nomeadamente de Montero como a referência de sector, e a surgir do meio campo para atirar ao lado.

O lance motivou as primeiras reações dos nortenhos, em dois lances em que Evandro – surpresa do ‘onze’ de Lopetegui, ocupando o lugar do lesionado Oliver – serviu Jackson e Brahimi para remates com pouca pontaria.

Paulatinamente, os ‘dragões’ iam descortinando brechas na defesa dos sportinguistas, que, menos afoitos nas manobras ofensivas, recuavam, em demasia, perante as investidas ‘azuis e brancas’.

Prova disso foi forma como, à passagem da meia hora, Herrera, lançado por Danilo, teve tempo para deixar dois adversários pelo caminho e, na área, falhar, por pouco, o ‘chapéu’ a Rui Patrício.

O lance do mexicano acabou por ser o prenúncio do primeiro golo, aos 31 minutos, quando Tello não desperdiçou uma tremenda assistência de Jackson, de calcanhar, superou a defesa contrária em velocidade e marcou.

Só com o revês, os lisboetas começaram a fazer mais pela vida, explorando alguma falta de entendimento na defesa do FC Porto para responder em contra-ataque.

Numa dessa investidas, pouco antes do intervalo, Carrillo combinou bem com Nani, mas não foi feliz no remate, deixando os locais recolherem em vantagem para o descanso.

Esperava-se que no reatamento a equipa de Marco Silva pudesse surgir com uma outra atitude para inverter a contrariedade, mas foi o FC Porto a regressar de forma fulgurante.

Em pouco mais de dois minutos, Jackson esteve perto do segundo golo, primeiro num tiro ao lado, após assistência de Herrera e, depois, a ver um remate ser cortado praticamente em cima da linha de baliza por Cedric.

Nesta toada, acabou por não surpreender o segundo golo do FC Porto, à passagem dos 58 minutos, com os mesmos protagonistas do primeiro tento.

Passe a rasgar toda a defesa do Sporting por Jackson e Tello a usar, novamente, a sua velocidade para se desmarcar e rematar sem hipótese para Rui Patrício.

Com a situação bem mais complicada, o treinador dos ‘leões’ percebeu que tinha de fazer algo mais, lançando Capel e Slimani no jogo, abdicando de Adrien e do inoperante Montero.

Apesar das mexidas, o Sporting continuou inconsequente e, mesmo com o FC Porto a recuar ligeiramente, conseguiu, nesta segunda parte, apenas um remate à baliza de Fabiano.

Perante a passividade contrária, Tello quis vincar que esta era a sua noite e, já nos últimos 10 minutos, sublinhou o estatuto de homem do jogo, apontando o 3-0 final, após passe de Herrera.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.