/

Comer gelado ao pequeno-almoço torna-nos mais inteligentes

Um cientista japonês descobriu que comer um gelado ao pequeno-almoço melhora o estado de alerta e o desempenho mental.

Ao longo do estudo, Yoshihiko Koga, da Universidade de Kyorin, em Tóquio, especialista em psicofisiologia, levou a cabo ensaios clínicos nos quais reuniu um grupo de pessoas que comeu um gelado de manhã, com outras pessoas que não o fizeram.

Em seguida, os indivíduos realizaram vários exercícios mentais num computador e, segundo Koga, as pessoas que comeram um gelado apresentaram tempos de reação mais rápidos e melhores capacidades de processamento de informação.

A monitorização da atividade cerebral dos participantes revelou um aumento nas ondas alfa de alta frequência, que estão ligadas a níveis elevados de alerta e diminuição da irritação mental, destaca o Telegraph.

Para eliminar possibilidade de que as reações dos sujeitos tenham resultado do aumento dos níveis de alerta devido apenas à baixa temperatura do gelado, Koga repetiu a experiência com água fria.

Os participantes que beberam água fria mostraram uma maior agilidade e capacidade mental, mas em níveis claramente mais baixos do que entre os indivíduos que começaram o dia com um gelado.

Esta não é a primeira vez que um estudo sugere que uma sobremesa calórica traz benefícios ao ser consumida de manhã: uma investigadora da Universidade de Telavive, em Israel, descobriu que comer bolo de chocolate ao pequeno-almoço pode ajudar as pessoas a perder peso.

Segundo a cientista Daniela Jakubowicz, evitar doces pode criar um vício psicológico a longo prazo. Além disso, ingerir chocolate, bolachas e hidratos de carbono ao pequeno-almoço ajuda a diminuir o desejo por pratos calóricos durante o dia.

O psicofisiólogo Yoshihiko Koga, que procura encontrar uma ligação entre os alimentos e os processos físicos, vai continuar a investigação para conseguir descobrir qual é o ingrediente específico do gelado que está a desencadear este “impulso matinal“.

No entanto, existe ainda a possibilidade de os sentidos melhorarem apenas pelas emoções positivas que o produto desencadeia.

Por agora, este estudo é a desculpa perfeita para quem sempre desejou comer um delicioso gelado logo pela manhã – mas talvez seja melhor não contar ao seu nutricionista.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.