Comer gelado ao pequeno-almoço torna-nos mais inteligentes

Um cientista japonês descobriu que comer um gelado ao pequeno-almoço melhora o estado de alerta e o desempenho mental.

Ao longo do estudo, Yoshihiko Koga, da Universidade de Kyorin, em Tóquio, especialista em psicofisiologia, levou a cabo ensaios clínicos nos quais reuniu um grupo de pessoas que comeu um gelado de manhã, com outras pessoas que não o fizeram.

Em seguida, os indivíduos realizaram vários exercícios mentais num computador e, segundo Koga, as pessoas que comeram um gelado apresentaram tempos de reação mais rápidos e melhores capacidades de processamento de informação.

A monitorização da atividade cerebral dos participantes revelou um aumento nas ondas alfa de alta frequência, que estão ligadas a níveis elevados de alerta e diminuição da irritação mental, destaca o Telegraph.

Para eliminar possibilidade de que as reações dos sujeitos tenham resultado do aumento dos níveis de alerta devido apenas à baixa temperatura do gelado, Koga repetiu a experiência com água fria.

Os participantes que beberam água fria mostraram uma maior agilidade e capacidade mental, mas em níveis claramente mais baixos do que entre os indivíduos que começaram o dia com um gelado.

Esta não é a primeira vez que um estudo sugere que uma sobremesa calórica traz benefícios ao ser consumida de manhã: uma investigadora da Universidade de Telavive, em Israel, descobriu que comer bolo de chocolate ao pequeno-almoço pode ajudar as pessoas a perder peso.

Segundo a cientista Daniela Jakubowicz, evitar doces pode criar um vício psicológico a longo prazo. Além disso, ingerir chocolate, bolachas e hidratos de carbono ao pequeno-almoço ajuda a diminuir o desejo por pratos calóricos durante o dia.

O psicofisiólogo Yoshihiko Koga, que procura encontrar uma ligação entre os alimentos e os processos físicos, vai continuar a investigação para conseguir descobrir qual é o ingrediente específico do gelado que está a desencadear este “impulso matinal“.

No entanto, existe ainda a possibilidade de os sentidos melhorarem apenas pelas emoções positivas que o produto desencadeia.

Por agora, este estudo é a desculpa perfeita para quem sempre desejou comer um delicioso gelado logo pela manhã – mas talvez seja melhor não contar ao seu nutricionista.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …