/

Cientistas tentam explicar o luto do canguru que comoveu a Austrália

(dr) Evan Switzer

As imagens de um canguru a embalar uma fêmea moribunda causaram comoção na Austrália

As imagens de um canguru a embalar uma fêmea moribunda causaram comoção na Austrália

As imagens de um canguru macho a embalar uma fêmea à beira da morte fez a semana passada a primeira página dos principais jornais da Austrália, e foi amplamente partilhada nas redes sociais.

Mas agora, um especialista diz que o aparente acto de tristeza ou compaixão do canguru não foi motivado por um sentimento de luto, mas sim por mero desejo sexual.

Segundo Mark Eldridge, investigador do Museu Australiano, o canguru macho estaria apenas a tentar erguer a fêmea para acasalar com ela.

Eldridge acrescenta que não há qualquer prova de que os cangurus “chorem pelos mortos”.

“A prova está ali, na própria imagem. Basta olhar atentamente para o aparelho genital do animal”, sugere Eldridge.

O investigador constata também que os antebraços do canguru parecem estar húmidos, um indício de que se teria lambido para evitar o sobre-aquecimento.

“Provavelmente, toda a situação é desconcertante e frustrante para o canguru, porque está com calor e incomodado”, explica Eldrigde à BBC.

Os cangurus não têm vínculos sociais – os machos estabelecem uma hierarquia entre si através de lutas, e o mais forte tem acesso às fêmeas em primeiro lugar.

Eldrigde acrescenta que a cria que aparece na imagem provavelmente não se apercebeu de que a mãe estava morta e talvez quisesse apenas ser amamentado.

(dr) Evan Switzer

-

Mas o especialista disse ser difícil saber se a cria sentiria tristeza pela morte da mãe.

“Há uma forte ligação entre a mãe e a cria, mas é difícil atribuir emoções a este tipo de situação”, diz Mark Eldridge.

“Há provas cada vez mais contundentes desse tipo de comportamento em mamíferos mais inteligentes, como macacos e elefantes, mas não há provas claras nos cangurus”.

Evan Switzer, o fotógrafo amador que captou as imagens, diz que a explicação de Eldridge “responde a algumas dúvidas”, conclui.

“Perguntava-me por que é que os braços do canguru estavam tão escuros e húmidos”, diz Switzer, que encontrou os cangurus quando dava um passeio com o seu cão.

Switzer conta que o macho tentou repetidamente erguer a fêmea com os braços, mas que ela acabou por ficar caída no chão.

As imagens causaram comoção e foram amplamente partilhadas nas redes sociais.

@PatrickWilliams / Twitter

O amante mais triste do reino animal, ou o pior padrasto da história dos marsupiais?

O jornal australiano Brisbane Courier Mail publicou a foto na primeira página da sua edição da última quinta-feira, com o título Tender-roo, um trocadilho entre as palavras tender (terno) e kangaroo.

Mas por muitas teorias que a comunidade científica possa apresentar para explicar o comportamento do infeliz canguru, ninguém conseguiu ficar indiferente às incríveis imagens do macho e da cria em torno da fêmea moribunda.

E, secretamente, todos nós achamos que o canguru chora de facto a morte da companheira, enquanto a embala nos últimos instantes antes de partir para o céu dos cangurus.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.