Cientistas medem o nível do mar com sinais GPS reflectidos

Paolo Cipollini / NOC

Esquema de funcionamento do sistema GNSS-R

Esquema de funcionamento do sistema GNSS-R

Medir com precisão a altura do nível do mar vai tornar-se muito mais simples, graças a uma nova técnica que aproveita o reflexo das emissões dos sinais GPS.

O nível dos oceanos é um dado de importância crítica, ainda mais quando se estão perante potenciais alterações climáticas catastróficas.

Agora, os cientistas desenvolveram um novo método que permitirá obter informações muito mais precisas sobre o nível dos oceanos, recorrendo a uma técnica original que consiste em analisar os sinais GPS reflectidos pela superfície dos mares.

O nível dos oceanos, ao contrário do que se possa julgar, não é uma medida “estática” e constante por todo o globo, estando sujeito a diferenças gravitacionais do nosso próprio planeta, assim como da Lua e do próprio Sol.

Assim, o nivel é tradicionalmente medido usando radares a bordo de satélites especializados. Mas isso permite obter um conjunto reduzido de dados, e abrangendo apenas vastas áreas do oceano.

Por isso, os cientistas lembraram-se de usar outro método, que se aproveita dos sinais GPS já emitidos pelos satélites GPS, e onde bastará que outros satélites estejam “à escuta” para medirem as diferenças entre a recepção directa desses sinais, e aqueles que são reflectidos pela superfície.

A diferença entre estes sinais permite determinar o nível dos oceanos com elevada precisão, e com muito maior volume de dados – permitindo criar um mapa mais detalhado e actual do nível dos oceanos a nível global.

O nível do mar, agora com mais rigor – e medido a partir do espaço.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.