Cientistas descobriram um planeta com três sóis

1

NASA / JPL-Caltech

-

Equipa de cientistas descobriu recentemente um planeta com três sóis, algo tão raro que é apenas o quarto sistema deste género a ser descoberto.

Uma equipa de investigadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics anunciou recentemente a descoberta de um sistema triplo, com um planeta numa órbita estável.

Planetas que orbitam em sistemas triplos são bastante raros, sendo que, com esta nova descoberta, são agora quatro os então conhecidos.

A descoberta deste novo planeta, de seu nome KELT-4Ab, é por si só entusiasmante mas houve um outro fator que causou ainda mais alegria dentro da comunidade científica.

Durante a sua descoberta, os cientistas descobriram que este é o planeta mais próximo de nós, estando apenas a 680 anos-luz de distância. Além disso, a estrela principal é mais brilhante do que as outras estrelas, fazendo com que seja mais fácil estudá-la.

A estrela gigante é a KELT-A, que serve de sol ao planeta. As outras duas estrelas, KELT-B e KELT-C, estão bem mais distantes e orbitam num período de aproximadamente 30 anos. O par demora cerca de quatro mil anos para conseguir orbitar a estrela principal.

De acordo com os investigadores, a visão de uma pessoa que estivesse no KELT-4Ab, um planeta com uma dimensão semelhante à de Júpiter, seria um sol quatro vezes maior do que o nosso e duas outras estrelas mais fracas, não mais brilhantes do que a nossa lua.

Este sistema oferece uma oportunidade única para os cientistas que tentam perceber como um gigante gasoso, como o KELT-4Ab, consegue orbitar de forma tão próxima a uma estrela.

As teorias científicas sugerem que estes deviam estar mais distantes mas, com este novo caso, surge a possibilidade de que este fenómeno esteja relacionado com o sistema binário mais próximo.

ZAP / HypeScience

1 Comment

  1. Só acrescento que um dos decobridores deste sistema é português, o astrónomo amador João Grogório, co-autor do paper publicado no Astrphysical Journal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.