/

Capa do CM com “cega e cigano” gera revolta e 175 queixas

31

Mário Cruz / Lusa

Ana Sofia Antunes, ex-presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), é a nova secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

A capa do Correio da Manhã que realça que “Costa chama cega e cigano para o Governo” originou revolta nas Redes Sociais e 175 queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

De todos os quadrantes da sociedade saíram críticas à escolha do jornal do grupo Cofina para o título do artigo acerca do novo governo de António Costa, destacando em particular a nomeação dos secretários de Estado Carlos Miguel, filho e neto de ciganos, e Ana Sofia Antunes, cega.

A capa da edição de quinta-feira, 26 de Novembro, começou por gerar polémica nas Redes Sociais e acabou por chegar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ERC, que confirmou à Lusa ter recebido 175 queixas sobre o caso.

“Estas participações serão analisadas pelos serviços da ERC, no âmbito do processo que será aberto pela entidade”, frisou fonte da ERC à Lusa.

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista recebeu também já uma queixa.

O director do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, já reagiu à onda de indignação no seu editorial no jornal deste sábado, frisando que “o pior cego é o que não quer ler”.

“O CM disse que uma cega é cega e que um cigano é cigano”, escreve Octávio Ribeiro, notando que os dois secretários de Estado em causa sempre assumiram as suas “condições” e que encontram nelas “um acrescido orgulho pelos seus trajectos”.

Num artigo sobre a nomeação da luso-angolana Francisca Van Dunem como ministra da Justiça, intitulado “De que cor é esta ministra?“, a directora do Público, Bárbara Reis, tinha já defendido que “não faz sentido fazer de conta que não reparámos”.

“Não compreendo os que dizem que é racismo e discriminação noticiar que Van Dunem é negra”, diz Bárbara Reis, realçando que “o mundo reparou que Obama foi o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos”.

A jornalista terminava com a ideia de que a “boa notícia” será “quando na Europa deixarmos de notar que no poder não há só brancos”.

ZAP, Lusa

31 Comments

  1. Como são pessoas de que ninguém até agora tinha ouvido falar, damos o benefício da dúvida, se forem competentes, apoiado! Mas se for só para satisfazer as minorias, espero que se tenha lembrado de outras que não vou aqui referir, mas que já têm uma representação numerosa na Assembleia da República.

  2. Não tirem de lá esse cretino do Otavio Ribeiro da direcção do CM que, mais cedo que tarde o jornal começa a perder vendas.
    Este jornal tem evidenciado uma postura absolutamente nojento e persecutório em relação ao PS.

  3. A mim já me chamaram branco muitas vezes e acontece que eu não sou branco (ninguém que eu conheça o é) e eu não me ofendo por isso. Nestas e noutras coisas só vê maldade nelas quem está com pensamentos maldosos. Talvez o jornalista devesse ter escrito que o Costa chamou uma invisual e um indoeuropeu para o governo onde também despontam lusitanosromanoárabevisigóticosalanosvândalos… e mais uma catrefada de outros povos que por cá passaram.

    • E porque não dizer que chamou pessoas… ou seres humanos? O que está mal é diferenciar. Mas é assim que o CM vende. E quem compra é gente de pouca cultura, ou prefere viver na ignorância.

  4. Giro é ser notícia a étnia ou o a deficiência de uma pessoa. Por isso e que vivemos nesta república das bananas, por aquilo que acham importante… A seguir a noticia da capa dos jornais vai ser o padrão das cuecas ou o nome do periquito de algum secretário de estado. Tristeza…

  5. Não entendo os comentários à notícia, será que o CM disse alguma mentira, não percebo estes comentadores da treta, queriam que se dissesse que o homem não é descendentes de ciganos ou que a senhora é visual, francamente há tanto cretino a fazer comentários.
    Estes imbecis fazem lembrar-me um amigo que era preto e que quando nos queríamos referir a ele, dizíamos que era o Joaquim preto, para distinguir de outro amigo que também era Joaquim e que era branco. E o nosso amigo preto dizia :
    eu só ficava chateado se dissessem que eu era branco.

      • … Descarado preconceito!
        Peço desculpa à ceara pela foice que me impele…
        A responsabilidade dos juízos de valor é de quem os faz e pior, de quem os queira que tomemos como definitivos! Explico as “subtilezas”:
        “… da Manhã que realça que “Costa chama ‘invisual’ e ‘transmontano’ para o Governo”…
        É que, se o fosse, preferiria mais dizer “sou cego” do que “sou invisual”… A palavra ‘cego’ só é depreciativa quando aplicada a alguém que mantendo intactas as aptidões da visão, porém não alcança o que é explícito quanto mais o implícito! E, depois, invisual está mais próximo de se poder associar a deficiência ao contrário de cego… Concluindo, e não só os cegos, muitos de nós vêem melhor quando apagamos as vistas, de olhos fechados…
        Ora, minhoto, transmontano, cigano, alentejano… Pelas santas da Culatra e arredores!

    • Ainda não reparou que pelo “conhecimento supremo” que detém sobre pessoas e respectivas intervenções se deixa levar a proferir “sentenças” pouco ou nada adequadas ao que lhe sai da boca para fora?

  6. Agora só falta um Mahomed para compor o ramalhete para orgulho de toda a esquerdalha hábeis pelos vistos em politica psicológica e ideológica com o ámen de muitos tolinhos deste país.

  7. O mal, não está em se dizer que é preto, cigano ou invisual. O mal, está principalmente na intenção, que obviamente, é vender papel! Negócio!

  8. Não vejo mal algum tanto na noticia como na nomeação, mas que a Ana só vai poder analisar o que lhe colocarem nas mãos, isso é bem verdade, quanto ao Miguel, posso compara-lo ao Quaresma, até pode ser competente…

  9. Caro Afonso Henriques, não chame imbecil aos outros quando nem sabe ler. Com um nome desses deveria ser mais inteligente. Mas ao que parece essa cabecinha tem falta de neuronios. Eu vou tentar explicar por forma a que os poucos neuronios não façam curto. O problema não é a noticia ser verdadeira ou falsa, o problema é ser noticia…

  10. Rotular as pessoas pela cor, etnia, religião, etc. é do mais baixo que se pode fazer! Rotular uma pessoa por possuir alguma deficiência é ultrapassar o limite da estupidez!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.