/

BPI “tem acionistas fortes” e condições para comprar o Novo Banco

bancobpi.pt

-

O presidente do BPI afirmou esta quinta-feira que, apesar dos prejuízos apresentados em 2014, o banco tem todas as condições e “acionistas fortes” para mobilizar recursos para a possível aquisição do Novo Banco.

Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI, que falava na conferência de imprensa de apresentação de resultados anuais do BPI em Lisboa, adiantou que tanto pode contar com os acionistas do BPI como recorrer ao mercado de capitais para apresentar uma boa proposta para o Novo Banco.

“A capacidade do BPI de investir no Novo Banco não depende de resultados e isso depende da capacidade do BPI para mobilizar investidores e, como consequência, contará desde logo com os seus acionistas e, se for necessário, com acesso ao mercado de capitais”, adiantou Ulrich.

Sobre o processo de venda do Novo Banco, o presidente do BPI não se quis alongar até porque “está agora a arrancar formalmente”, pelo que, a partir do momento em que o banco está envolvido, “como regra não falarei mais”.

dr bancobpi.pt

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

Fernando Ulrich, presidente do Banco BPI

BPI apresenta prejuízos de 161,6 milhões de euros em 2014

O BPI obteve prejuízos de 161,6 milhões de euros em 2014, quando em igual período do ano passado atingiu lucros de 66,8 milhões de euros, anunciou hoje o banco na apresentação de resultados em Lisboa.

Fernando Ulrich referiu na conferência de imprensa que o resultado líquido consolidado foi negativo em 161,6 milhões de euros, mas com custos e perdas não recorrentes de 264,3 milhões na actividade doméstica”, acrescentando que “excluindo estes resultados não recorrentes, registar-se-ia um lucro líquido consolidado de 102,6 milhões de euros”.

O BPI aumentou, no entanto, a sua margem financeira para 8,3%, sendo que os recursos totais de clientes cresceram 3,7 mil milhões de euros, com um crescimento homólogo de 11,8%.

Fernando Ulrich realçou também o esforço feito pelo BPI em reduzir o risco soberano, que passou de 8.171 milhões de euros em 2012 para 2.717 milhões de euros em 2014, uma queda de 6.671 milhões de euros em dois anos. “Não conheço nenhum banco europeu que tenha feito o que o BPI fez”, adiantou.

O BPI liderou as quedas no PSI 20 na sessão de hoje da bolsa de Lisboa ao fechar a perder 5,31% para 82 cêntimos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.