/

Ao fim de 24 anos, biografia de 12 mil páginas do imperador Hirohito está pronta

c.v. NHK

Biografia do Imperador Hirohito, todas as 12 mil páginas

Biografia do Imperador Hirohito, todas as 12 mil páginas

Mais de 24 anos de trabalho foram necessários para completar a biografia do falecido imperador japonês Hirohito, obra apresentada esta semana e que será publicada em 2015, com 12 mil páginas divididas em 61 volumes.

O livro, a cargo da Agência da Casa Imperial, relata o reinado de Hirohito (1901-1989), conhecido postumamente como o imperador Showa, que inclui episódios históricos sensíveis, como a entrada do país na II Guerra Mundial ou o pós-guerra debaixo de ocupação norte-americana.

Os atuais imperadores japoneses, Akihito e Michiko, participaram na revisão da obra e completaram os últimos capítulos, informou o responsável da agência, Noriyuki Kazaoka, em declarações reproduzidas pelos órgãos de comunicação nipónicos.

Hirohito nasceu a 29 de abril de 1901 e faleceu a 7 de janeiro de 1989. Segundo a ordenação tradicional japonesa, foi o 124º imperador do Japão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até à sua morte, aos 87 anos. Hirohito  passou então a ser referido pelo seu nome póstumo, Imperador Showa.

d.p. 著作権法 (明治三十二年法律第三十九号)

Hirohito, o imperador Showa, no período da 2ª Guerra Mundial

O reinado de Hirohito foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.

Enquanto governou, o Japão foi uma das maiores potências mundiais, tendo chegado a ser a 9ª maior economia do mundial, o 3º maior país naval do mundo e um dos 5 países permanentes do conselho da Liga das Nações.

Hirohito ficou também ligado à fase expansionista do Império Japonês no século XX, tendo ratificado a invasão da Manchúria e de partes da China em 1931 e o ataque à base americana de Pearl Harbour, em 1941, que lançaria os Estados Unidos na II Guerra Mundial.

A 15 de agosto de 1945, na sequência do bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki pelos americanos e da declaração de guerra pela União Soviética, Hirohito apresentou a rendição incondicional do Japão aos Aliados.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.