//

Doentes que fugiram de centro na Libéria com Ébola foram encontrados

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

-

Dezassete doentes com Ébola que fugiram de um centro de isolamento em Monróvia, quando este foi atacado, no fim de semana, foram encontrados, afirmou hoje o ministro de Informação liberiano, Lewis Brown.

“Os 17 pacientes que fugiram do centro para doentes de Ébola foram todos encontrados. Dirigiram-se a pé, por eles próprios, para o hospital JFK”, o principal estabelecimento do país, declarou o governante à agência France Presse.

Na noite de sábado, homens armados com bastões e facas atacaram e pilharam o centro de isolamento na capital da Libéria, levando à fuga dos 17 doentes internados.

Brown disse ainda que seis profissionais de saúde liberianos infetados com a febre hemorrágica estão a reagir positivamente ao soro experimental norte-americano.

A Libéria recebeu a 13 de agosto doses do soro experimental ZMapp, que teve resultados positivos em dois norte-americanos contaminados, embora não tenha permitido salvar um padre espanhol, que morreu a 12 de agosto.

Face à amplitude da epidemia, um comité de peritos convidado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou “ético” permitir que medicamentos cuja eficácia e efeitos secundários não estão medidos sejam utilizados “como tratamento potencial ou medida preventiva”.

A Libéria é o país onde a epidemia do vírus Ébola já provocou o maior número de mortos, 466 em 1.229 mortes registadas, segundo o último balanço da OMS.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.