Zimbabué quer tirar chifres aos rinocerontes (provavelmente, em vão)

Tambako the Jaguar / Flickr

-

As autoridades do Zimbabué querem retirar os chifres aos rinocerontes que vivem nos parques públicos do país numa tentativa de prevenir a caça furtiva.

“A nossa estratégia é tentar salvar os rinocerontes. Se os caçadores souberem que os rinocerontes não têm chifres, é menos provável que os matem”, afirmou à Bloomberg Cephas Mudenda, membro do conselho dos Parques do Zimbabué e da Autoridade de Gestão da Vida Selvagem.

De acordo com a Motherboard, entre 2007 e 2009 um quarto dos rinocerontes do Zimbabué foram mortos ilegalmente, com o objetivo de extrair e comercializar os chifres dos animais.

Segundo a agência Reuters, a remoção dos chifres de um só rinoceronte poderá custar aproximadamente 1.077 euros e o processo poderá remover até 93% do chifre do animal.

Os Parques do Zimbabué, que não recebem financiamento do governo, estão a receber doações para completar o programa, que começou este mês, e já permitiu que fossem retirados os chifres a 45 rinocerontes.

No entanto, a organização Save the Rhino duvida que esta medida afaste os caçadores – que podem continuar a matar os rinocerontes por vingança.

A organização realçou que a maioria dos rinocerontes alvo da mesma intervenção, realizada em 1990, foi morta passado um ano – e em 2011, dois rinocerontes morreram duas semanas após o procedimento.

Uma vez removidos, os chifres dos rinocerontes voltarão a crescer entre sete a dez centímetros no espaço de um ano, o que implica que a medida terá de ser aplicada várias vezes, elevando os custos.

De acordo com Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza, 5% dos animais morre ao ser sedado – o que torna o procedimento “demasiado arriscado”.

A África do Sul tem a maior população de rinocerontes do mundo, negros e brancos, valorizados pelos chifres que, segundo algumas pessoas da Ásia, curam o cancro e aumentam a virilidade.

Em 2014, cerca de 40 chifres de rinoceronte – no valor de milhões de dólares – foram roubados do cofre de uma organização de turismo do Estado na África do Sul.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …