Zimbabué quer tirar chifres aos rinocerontes (provavelmente, em vão)

Tambako the Jaguar / Flickr

-

As autoridades do Zimbabué querem retirar os chifres aos rinocerontes que vivem nos parques públicos do país numa tentativa de prevenir a caça furtiva.

“A nossa estratégia é tentar salvar os rinocerontes. Se os caçadores souberem que os rinocerontes não têm chifres, é menos provável que os matem”, afirmou à Bloomberg Cephas Mudenda, membro do conselho dos Parques do Zimbabué e da Autoridade de Gestão da Vida Selvagem.

De acordo com a Motherboard, entre 2007 e 2009 um quarto dos rinocerontes do Zimbabué foram mortos ilegalmente, com o objetivo de extrair e comercializar os chifres dos animais.

Segundo a agência Reuters, a remoção dos chifres de um só rinoceronte poderá custar aproximadamente 1.077 euros e o processo poderá remover até 93% do chifre do animal.

Os Parques do Zimbabué, que não recebem financiamento do governo, estão a receber doações para completar o programa, que começou este mês, e já permitiu que fossem retirados os chifres a 45 rinocerontes.

No entanto, a organização Save the Rhino duvida que esta medida afaste os caçadores – que podem continuar a matar os rinocerontes por vingança.

A organização realçou que a maioria dos rinocerontes alvo da mesma intervenção, realizada em 1990, foi morta passado um ano – e em 2011, dois rinocerontes morreram duas semanas após o procedimento.

Uma vez removidos, os chifres dos rinocerontes voltarão a crescer entre sete a dez centímetros no espaço de um ano, o que implica que a medida terá de ser aplicada várias vezes, elevando os custos.

De acordo com Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza, 5% dos animais morre ao ser sedado – o que torna o procedimento “demasiado arriscado”.

A África do Sul tem a maior população de rinocerontes do mundo, negros e brancos, valorizados pelos chifres que, segundo algumas pessoas da Ásia, curam o cancro e aumentam a virilidade.

Em 2014, cerca de 40 chifres de rinoceronte – no valor de milhões de dólares – foram roubados do cofre de uma organização de turismo do Estado na África do Sul.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …