Zero derrotas: só 6 equipas europeias igualam FC Porto e Sporting

Rodrigo Antunes / Lusa

Há oito equipas invictas nos 20 principais campeonatos europeus. Friburgo era um dos raros resistentes mas foi travado pelo Bayern Munique.

Mais uma jornada da Liga portuguesa e, mais uma vez, FC Porto e Sporting não perderam. Os portistas foram aos Açores vencer por 3-0 e os campeões foram a Paços de Ferreira ganhar por 2-0.

Até agora, 11 equipas tentaram derrotar os líderes do campeonato mas nenhuma conseguiu. FC Porto e Sporting ganharam nove vezes e empataram duas: uma delas no duelo entre ambos e as outras excepções chamam-se Marítimo (no caso do FC Porto) e Famalicão (Sporting).

Estamos no início de Novembro e são raras as equipas que ainda não perderam qualquer jogo no respectivo campeonato nacional, se olharmos para o top-20 da tabela oficial da UEFA.

Entre os seis campeonatos com melhor classificação, só em Itália há algo parecido: Nápoles e AC Milan, também líderes, apresentam um registo muito parecido, com 10 vitórias e dois empates cada.

As outras três equipas que nunca foram derrotadas até agora estão em campeonatos mais modestos.

O Olympiacos orientado por Pedro Martins é uma dessas formações. A equipa onde jogam Rúben Semedo e Rony Lopes está na frente do campeonato grego, com sete vitórias e dois empates.

Na Turquia o líder também não perdeu e lá também joga um português: Edgar Ié, que tem ajudado o Trabzonspor. São nove jogos e três empates.

O Salzburgo tem brilhado na Liga dos Campeões e no campeonato nacional também: 12 vitórias, dois empates e primeiro lugar na Áustria.

O campeonato sérvio é liderado pelo invicto Partizan. A turma onde joga Ricardo Gomes (o melhor marcador do campeonato, de longe) venceu 14 vezes e empatou duas.

FC Porto, Sporting, Nápoles, AC Milan, Olympiacos, Trabzonspor, Salzburgo e Partizan: eis a lista completa das equipas que ainda não perderam nesta época, no campeonato.

Entre as ligas mais conceituadas, destaca-se o caso do Friburgo. Apesar de estarem no terceiro lugar, os alemães também chegaram a este fim-de-semana sem qualquer derrota. Mas perderam contra…sim, o Bayern Munique.

Depois há vários casos de formações que só perderam um duelo, até agora: Chelsea e Liverpool (Inglaterra), Real Sociedad, Real Madrid, Sevilha e Atlético Madrid (Espanha), Paris Saint-Germain (França) e Ajax (Países Baixos).

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.