Primeira passagem do presidente da Ucrânia por Portugal, desde que a guerra começou. Deve assinar dois acordos bilaterais de segurança: um em Portugal, outro em Espanha.
Volodymyr Zelenskyy vai passar pela Península Ibérica em breve e estará em Portugal pela primeira vez, desde que a guerra começou.
De acordo com a SIC, o presidente da Ucrânia vai estar em Portugal nos próximos dias – por razões de segurança, e como tem sido hábito, a data não é anunciada.
Zelenskyy deve assinar em Portugal um acordo bilateral de segurança, tal como se prevê que aconteça em Espanha.
A prioridade do líder do Governo ucraniano continua a ser garantir apoio militar por parte de outros países.
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, já conversou com Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, garantindo um “apoio incondicional de Portugal à Ucrânia, em todas as suas dimensões, com particular enfoque no processo de adesão à UE”.
Zelenskyy iria estar em Portugal em Setembro de 2023 mas essa visita foi adiada.
O Governo português (o anterior) comprometeu-se a ajudar a Ucrânia militarmente com 100 milhões de euros para munições de grande calibre.
A RNE revela que, em Espanha, o presidente da Ucrânia vai encontrar-se pessoalmente com o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez. O encontro será em Madrid.
Neste caso, será a segunda passagem de Volodymyr Zelenskyy por Espanha desde o início da invasão russa.
Os dois líderes já falaram ao telefone na semana passada para acertar detalhes sobre o acordo entre Ucrânia e Espanha.