Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

FlyZolo / Facebook

Zara Rutherford

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um “gap year” (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo.

Segundo conta a agência de notícias PA Media, citada pelo jornal britânico The Guardian, Zara Rutherford, que tem nacionalidade inglesa e belga, partirá da sua cidade natal, Bruxelas, no próximo mês, mais concretamente no dia 11 de agosto, para esta circum-navegação, que deverá durar até três meses.

A jovem, de 19 anos, está a seguir os passos dos pais, que são os dois pilotos.



“A minha família inteira é composta por pilotos, portanto voei toda a minha vida. Comecei a treinar a sério quando tinha 14 anos e consegui a minha licença no ano passado. Os meus pais apoiam-me totalmente. Demorou um pouco mais a convencer a minha mãe, mas lá conseguiu perceber. O meu pai encoraja-me muito e está a ajudar-me com toda a logística”, explicou Zara à agência noticiosa.

Zara vai pilotar um ultraleve Shark, a aeronave leve desportiva mais rápida do mundo. O lugar vago foi removido para acomodar mais um tanque de combustível e também para evitar quaisquer questões sobre a possibilidade de outra pessoa voar com ela.

Como se pode ver no site oficial desta aventura, batizada “Fly Zolo”, a rota planeada levará a jovem através do Atlântico, pela Gronelândia, Canadá e América do Sul, até ao Alasca, cruzando depois para a Rússia e Indonésia, antes de regressar ao continente europeu. Se tudo correr como previsto, passará pelos cinco continentes e, no total, por 52 países.

“O maior desafio serão os lugares remotos como o norte da Rússia ou a Gronelândia – não há muitas pessoas a viver lá, logo, se acontecer alguma coisa, irei ficar numa situação um pouco estranha. Tenho algum nervosismo e entusiasmo, às vezes os dois”, disse ainda.

De acordo com a PA Media, a atual recordista é a norte-americana Shaesta Waiz, que tinha 30 anos quando alcançou este feito, no ano de 2017.

Zara, que pretende estudar Ciências da Computação ou Engenharia Elétrica, e cujos sonhos também passam por ser astronauta, disse: “No início, só estava a planear voar à volta do mundo como uma aventura durante o meu gap year, sem me aperceber que me tornaria a mulher mais jovem de sempre a fazê-lo caso conseguisse.”

“Foi só quando comecei a pesquisar mais que me apercebi que poderia ser a primeira belga e a mais jovem a circum-navegar o globo sozinha. Espero que, com isto, mais raparigas se comecem a interessar pela aviação”, admitiu.

“Estou extremamente entusiasmada e mal posso esperar. Haverá muitos desafios pelo caminho, mas experienciar todas estas culturas, a sua comida, será incrível e vai valer a pena. Estou muito ansiosa para conhecer a América do Sul e a Gronelândia”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …