Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

FlyZolo / Facebook

Zara Rutherford

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um “gap year” (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo.

Segundo conta a agência de notícias PA Media, citada pelo jornal britânico The Guardian, Zara Rutherford, que tem nacionalidade inglesa e belga, partirá da sua cidade natal, Bruxelas, no próximo mês, mais concretamente no dia 11 de agosto, para esta circum-navegação, que deverá durar até três meses.

A jovem, de 19 anos, está a seguir os passos dos pais, que são os dois pilotos.



“A minha família inteira é composta por pilotos, portanto voei toda a minha vida. Comecei a treinar a sério quando tinha 14 anos e consegui a minha licença no ano passado. Os meus pais apoiam-me totalmente. Demorou um pouco mais a convencer a minha mãe, mas lá conseguiu perceber. O meu pai encoraja-me muito e está a ajudar-me com toda a logística”, explicou Zara à agência noticiosa.

Zara vai pilotar um ultraleve Shark, a aeronave leve desportiva mais rápida do mundo. O lugar vago foi removido para acomodar mais um tanque de combustível e também para evitar quaisquer questões sobre a possibilidade de outra pessoa voar com ela.

Como se pode ver no site oficial desta aventura, batizada “Fly Zolo”, a rota planeada levará a jovem através do Atlântico, pela Gronelândia, Canadá e América do Sul, até ao Alasca, cruzando depois para a Rússia e Indonésia, antes de regressar ao continente europeu. Se tudo correr como previsto, passará pelos cinco continentes e, no total, por 52 países.

“O maior desafio serão os lugares remotos como o norte da Rússia ou a Gronelândia – não há muitas pessoas a viver lá, logo, se acontecer alguma coisa, irei ficar numa situação um pouco estranha. Tenho algum nervosismo e entusiasmo, às vezes os dois”, disse ainda.

De acordo com a PA Media, a atual recordista é a norte-americana Shaesta Waiz, que tinha 30 anos quando alcançou este feito, no ano de 2017.

Zara, que pretende estudar Ciências da Computação ou Engenharia Elétrica, e cujos sonhos também passam por ser astronauta, disse: “No início, só estava a planear voar à volta do mundo como uma aventura durante o meu gap year, sem me aperceber que me tornaria a mulher mais jovem de sempre a fazê-lo caso conseguisse.”

“Foi só quando comecei a pesquisar mais que me apercebi que poderia ser a primeira belga e a mais jovem a circum-navegar o globo sozinha. Espero que, com isto, mais raparigas se comecem a interessar pela aviação”, admitiu.

“Estou extremamente entusiasmada e mal posso esperar. Haverá muitos desafios pelo caminho, mas experienciar todas estas culturas, a sua comida, será incrível e vai valer a pena. Estou muito ansiosa para conhecer a América do Sul e a Gronelândia”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …