/

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

1

FlyZolo / Facebook

Zara Rutherford

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um “gap year” (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo.

Segundo conta a agência de notícias PA Media, citada pelo jornal britânico The Guardian, Zara Rutherford, que tem nacionalidade inglesa e belga, partirá da sua cidade natal, Bruxelas, no próximo mês, mais concretamente no dia 11 de agosto, para esta circum-navegação, que deverá durar até três meses.

A jovem, de 19 anos, está a seguir os passos dos pais, que são os dois pilotos.

“A minha família inteira é composta por pilotos, portanto voei toda a minha vida. Comecei a treinar a sério quando tinha 14 anos e consegui a minha licença no ano passado. Os meus pais apoiam-me totalmente. Demorou um pouco mais a convencer a minha mãe, mas lá conseguiu perceber. O meu pai encoraja-me muito e está a ajudar-me com toda a logística”, explicou Zara à agência noticiosa.

Zara vai pilotar um ultraleve Shark, a aeronave leve desportiva mais rápida do mundo. O lugar vago foi removido para acomodar mais um tanque de combustível e também para evitar quaisquer questões sobre a possibilidade de outra pessoa voar com ela.

Como se pode ver no site oficial desta aventura, batizada “Fly Zolo”, a rota planeada levará a jovem através do Atlântico, pela Gronelândia, Canadá e América do Sul, até ao Alasca, cruzando depois para a Rússia e Indonésia, antes de regressar ao continente europeu. Se tudo correr como previsto, passará pelos cinco continentes e, no total, por 52 países.

“O maior desafio serão os lugares remotos como o norte da Rússia ou a Gronelândia – não há muitas pessoas a viver lá, logo, se acontecer alguma coisa, irei ficar numa situação um pouco estranha. Tenho algum nervosismo e entusiasmo, às vezes os dois”, disse ainda.

De acordo com a PA Media, a atual recordista é a norte-americana Shaesta Waiz, que tinha 30 anos quando alcançou este feito, no ano de 2017.

Zara, que pretende estudar Ciências da Computação ou Engenharia Elétrica, e cujos sonhos também passam por ser astronauta, disse: “No início, só estava a planear voar à volta do mundo como uma aventura durante o meu gap year, sem me aperceber que me tornaria a mulher mais jovem de sempre a fazê-lo caso conseguisse.”

“Foi só quando comecei a pesquisar mais que me apercebi que poderia ser a primeira belga e a mais jovem a circum-navegar o globo sozinha. Espero que, com isto, mais raparigas se comecem a interessar pela aviação”, admitiu.

“Estou extremamente entusiasmada e mal posso esperar. Haverá muitos desafios pelo caminho, mas experienciar todas estas culturas, a sua comida, será incrível e vai valer a pena. Estou muito ansiosa para conhecer a América do Sul e a Gronelândia”, concluiu.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.