Youtuber espanhol ensinou mais de 1 milhão de seguidores a fazer bombas caseiras

Ministério do Interior Espanhol / X

Vídeo extraído do Youtube de HRom, onde um carro é incendiado junto a uma floresta

O YouTuber espanhol HRom foi detido pela Guardia Civil pelo fabrico ilegal de explosivos e divulgação de tutoriais. Tem mais de um milhão de seguidores.

HRom é um conhecido “engenhocas” do YouTube espanhol.

Estudante de engenharia industrial, o youtuber tem mais de 200 vídeos a fazer experiências e tutoriais, incluindo o fabrico de explosivos e armas artesanais.

Hrom foi detido em Castro Urdiales, na Cantábria, numa operação chamada “SPUTNIK”, que levou ao desmantelamento de uma oficina clandestina onde o detido fabricava misturas explosivas como clorotite, pólvora e térmite.

De acordo com a Euronews, os agentes apreenderam mais de 20 quilos de substâncias químicas destinadas ao fabrico ilegal de explosivos, bem como diverso material informático. Hrom foi acusado de vários crimes, incluindo fabrico ilegal de explosivos, risco causado por explosivos e outros agentes, fogo posto numa zona florestal e desobediência à autoridade.

Os seus tutoriais levaram mesmo um seguidor a fazer uma bomba caseira. Esse fã acabou por ser detido em 2022 e foi condenado a um ano e meio de prisão.

A investigação começou precisamente quando especialistas da Guardia Civil detetaram este conteúdo ilegal no YouTube, considerando que representava um grave risco para a segurança pública.

As autoridades policiais suspeitam que os seus tutoriais também possam ter sido utilizados por grupos terroristas e criminosos.

Alberto R. H. de 28 anos fazia os vídeos e tinha uma fábrica clandestina perto de zonas residenciais, de uma zona industrial e de uma zona florestal.

Como detalha a Euronews, num dos seus últimos vídeos, o engenhocas fabricou mais de 30 quilos de térmite, uma mistura incendiária capaz de atingir temperaturas superiores a 2.500°C, que utilizou para destruir um carro e incendiou uma floresta. Durante o incidente, negou o acesso aos bombeiros.

Ao final do dia desta sexta-feira, o youtuber publicou um vídeo onde dá explicações aos seus seguidores sobre a detenção.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.