Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível – e menos “assustador” – para novos utilizadores.

A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web durante quase vinte anos, permitindo que os utilizadores naveguem nas suas milhões de páginas nos seus computadores, tablets ou telemóveis. Agora, a aparência geral da Wikipédia no computador está a passar por uma transformação pela primeira vez numa década para tornar o site mais acessível para novos utilizadores.

De acordo com o Futurism, muitas das principais reformulações de sites foram notoriamente impopulares e o layout atual da Wikipédia é mais intuitivo do que a maioria.

No entanto, segundo um comunicado, a Wikimedia Foundation quer mudar a sua aparência, – não só para parecer mais moderna -, mas também para ser menos “assustadora” para novos utilizadores da Internet que estão a aceder ao site pela primeira vez.

A organização-mãe da Wikipédia manterá a sua aparência icónica. Porém, receberá algumas atualizações que tornarão o site mais fácil de usar para aqueles que nunca o fizeram.  “Queremos criar uma experiência semelhante à dos nossos utilizadores de longa data”, lê-se no comunicado da Wikimedia.

Para esse efeito, as primeiras alterações, como uma barra lateral recolhível para o menu de tópicos incluídos num determinado artigo ou linhas de texto mais estreitas, são bastante pequenas.

Segundo o The Verge, a Wikipédia também vai melhorar a ferramenta de busca no site para facilitar a localização de outras páginas e reconfigurará o logótipo para torná-lo mais pequeno em cada página da Wikipédia.

No entanto, no futuro, podem aparecer mudanças mais substanciais.

A Wikimedia Foundation anunciou que as mudanças acontecerão “de forma incremental por um longo período de tempo”, permitindo que os utilizadores testem os novos recursos antes de lançá-los oficialmente, mas que planea redesenhar todo o visual da versão desktop da Wikipédia até ao final de 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.