Wikimedia vai a tribunal para acabar com programa da NSA

Joi Ito / Flickr

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

A Wikipedia Foundation uniu-se a outras oito organizações e entrou com um processo judicial contra a Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA) e o Departamento de Justiça dos EUA, pedindo o fim do programa da NSA.

O processo contesta o programa de vigilância massiva da NSA, em particular o escrutínio em larga escala das comunicações online, pretendendo assim a “proteger os direitos dos utilizadores de todo o mundo”.

“Estamos a processá-los hoje em nome nos nossos leitores e editores de todo o mundo”, afirma Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, no texto publicado esta terça-feira no blog da Wikimedia Foundation. “A vigilância em larga escala corrói a premissa original da Internet: um espaço aberto à colaboração e à experimentação, e um lugar livre de medo”.

“Controlando a espinha dorsal [backbone] da Internet, a NSA está a pressionar a espinha dorsal da democracia”, refere Lila Tretikov, diretora executiva da Wikimedia Foundation, citada na publicação do blog.

“A Wikipedia foi fundada sobre a liberdade de expressão, de investigação, de informação. Ao violar a privacidade dos nossos utilizadores, a NSA está a ameaçar a liberdade intelectual que é fundamental para as pessoas poderem criar e compreender o conhecimento”, acrescenta a responsável, que em conjunto com Jimmy Wales publica esta terça-feira um artigo de opinião no New York Times intitulado “Parem de espiar os utilizadores da Wikipedia“.

O conjunto de organizações está a ser representado legalmente pela American Civil Liberties Union (ACLU) e acusa a NSA de violar a primeira emenda da Constituição norte-americana, que protege a liberdade de expressão e de associação, e a quarta emenda, que protege os cidadãos de buscas e apreensões injustificadas.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …

Uma carta de desamor ao BE e uma geringonça despedaçada. OE passa, mas com margem mínima

O PCP vais abster-se e o Bloco de Esquerda vai votar contra. O Orçamento do Estado para 2021 deverá passar na generalidade, mas com uma margem estreita de três votos. O Orçamento do Estado para 2020 …