Após prisão de Assange, WikiLeaks disponibiliza dezenas de documentos secretos

Peter Rae / EPA

Por solicitação do próprio Julian Assange, detido na quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres, o WikiLeaks libertou o acesso a todos os documentos do seu arquivo de segurança que mantinha reservado para uma situação de emergência. Em causa estão milhares de dados secretos de governos e empresas de inúmeros países.

Os dados brutos mostram contratos, atas de reuniões e documentos. Contudo, grande parte do material já tinha sido divulgado pela organização. Ainda não se sabe se há entre os documentos conteúdos comprometedores para os Governos, como os já revelados no passado pelo WikiLeaks.

Entre os documentos agora disponíveis na Internet, constam informações sigilosas sobre o Governo dos Estados Unidos, o que provocou o pedido de extradição do fundador do WikiLeaks. No país, o ativista é acusado de conspiração e arrisca uma pena até cinco anos de prisão.

De acordo com o Jornal de Notícias, o arquivo contém igualmente mapas dos projetos de TGV em Portugal, um relatório da Polícia Judiciária sobre o caso do desaparecimento de Maddie McCann, diversos itens sobre as forças militares norte-americanas e os atentados de 11 de setembro. Timor-Leste é também um dos temas que se pode encontrar na lista com milhares de entradas.

Há ainda documentos que apontam que Steve Jobs, fundador da gigante norte-americana Apple, era seropositivo. Vários órgãos de comunicação internacionais, incluindo o CanalTech, contestaram os testes divulgados, alegando que são falsos.

“De acordo com analistas da Apple, ambos os documentos já tinham vindo a público ainda quando [Steve] Jobs estava vivo, e surgiram do site CNN iReport (…) em meados 2006, como uma tentativa de assustar os investidores da Apple e baixar o valor das ações da empresa”, observa o portal.

Equador deteve pessoa ligada ao portal

Na sexta-feira, a ministra do Interior do Equador, Maria Paula Romo, informou que as autoridades do país detiveram uma pessoa ligada ao portal WikiLeaks.

Durante uma entrevista numa rádio local, Maria Paula Romo assumiu que a detenção “é para fins de investigação”, preferindo não entrar em mais detalhes. “Temos de ser muito cautelosos” com as investigações, afirmou, deixando claro que o seu Governo não vai “permitir que o Equador se torne num centro de pirataria continental”.

“Uma pessoa próxima à Wikileaks, que reside no Equador, foi detida esta tarde (quinta-feira), enquanto se preparava para viajar para o Japão”, revelou o Ministério do Interior na sua conta oficial no Twitter.

Com 47 anos, Julie Assange foi detido devido a um mandado de extradição norte-americano por “pirataria informática”, que será analisado numa audiência judicial em 2 de maio, e a um mandado emitido em junho de 2012 pela justiça britânica por não-comparência em tribunal, um crime passível de ser punido com um ano de prisão.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Crime e acto terrorista é o que a Inglaterra e a nação mais assassina, criminosa e terrorista do planeta estão a fazer com Assange. Está nação até pode condenar Assange a pena perpetua ou a pena de morte, e não é com o desaparecimento de Assange que os crimes e actos terroristas cometidos pela nação NR.1 em crimes e actos terroristas vão desaparecer, pelo contrário, vão ter que ser mais e mais vezes divulgados na comunicação social, porque estes crimes hediondos e bárbaros têm de ter punição, e já que nenhum tribunal penal internacional tem a capacidade ou a coragem de julgar a tal nação assassina, criminosa e terrorista, ao menos que a justiça seja feita pelas próprias mãos de todo e qualquer cidadão do mundo sobre qualquer militar da tal nação. É o minimo

  2. É uma opinião.
    Por mim mandava o Assange pró carxxalho, não foi o seu espírito abnegado para com o mundo mas sim o seu espírito de ganhar muito dinheiro e ser famoso ( que já é), por isso pode ir pró diabo que o carregue que até aplaudo.

  3. Julian Assange, não passa de um terrorista informático em qualquer Democracia que se preze, e a Justiça deve ter mão pesada para com tipos dessa jaez.
    São anarcas, arruaceiros e perigosamente violentos!
    Tipos destes em grupo, são um perigo para qualquer Nação democrática.
    Activistas sem respeito pelas regras da vida em sociedade e incapazes de se inserirem na mesma!
    Fora com eles…

RESPONDER

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …