Após prisão de Assange, WikiLeaks disponibiliza dezenas de documentos secretos

Peter Rae / EPA

Por solicitação do próprio Julian Assange, detido na quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres, o WikiLeaks libertou o acesso a todos os documentos do seu arquivo de segurança que mantinha reservado para uma situação de emergência. Em causa estão milhares de dados secretos de governos e empresas de inúmeros países.

Os dados brutos mostram contratos, atas de reuniões e documentos. Contudo, grande parte do material já tinha sido divulgado pela organização. Ainda não se sabe se há entre os documentos conteúdos comprometedores para os Governos, como os já revelados no passado pelo WikiLeaks.

Entre os documentos agora disponíveis na Internet, constam informações sigilosas sobre o Governo dos Estados Unidos, o que provocou o pedido de extradição do fundador do WikiLeaks. No país, o ativista é acusado de conspiração e arrisca uma pena até cinco anos de prisão.

De acordo com o Jornal de Notícias, o arquivo contém igualmente mapas dos projetos de TGV em Portugal, um relatório da Polícia Judiciária sobre o caso do desaparecimento de Maddie McCann, diversos itens sobre as forças militares norte-americanas e os atentados de 11 de setembro. Timor-Leste é também um dos temas que se pode encontrar na lista com milhares de entradas.

Há ainda documentos que apontam que Steve Jobs, fundador da gigante norte-americana Apple, era seropositivo. Vários órgãos de comunicação internacionais, incluindo o CanalTech, contestaram os testes divulgados, alegando que são falsos.

“De acordo com analistas da Apple, ambos os documentos já tinham vindo a público ainda quando [Steve] Jobs estava vivo, e surgiram do site CNN iReport (…) em meados 2006, como uma tentativa de assustar os investidores da Apple e baixar o valor das ações da empresa”, observa o portal.

Equador deteve pessoa ligada ao portal

Na sexta-feira, a ministra do Interior do Equador, Maria Paula Romo, informou que as autoridades do país detiveram uma pessoa ligada ao portal WikiLeaks.

Durante uma entrevista numa rádio local, Maria Paula Romo assumiu que a detenção “é para fins de investigação”, preferindo não entrar em mais detalhes. “Temos de ser muito cautelosos” com as investigações, afirmou, deixando claro que o seu Governo não vai “permitir que o Equador se torne num centro de pirataria continental”.

“Uma pessoa próxima à Wikileaks, que reside no Equador, foi detida esta tarde (quinta-feira), enquanto se preparava para viajar para o Japão”, revelou o Ministério do Interior na sua conta oficial no Twitter.

Com 47 anos, Julie Assange foi detido devido a um mandado de extradição norte-americano por “pirataria informática”, que será analisado numa audiência judicial em 2 de maio, e a um mandado emitido em junho de 2012 pela justiça britânica por não-comparência em tribunal, um crime passível de ser punido com um ano de prisão.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Crime e acto terrorista é o que a Inglaterra e a nação mais assassina, criminosa e terrorista do planeta estão a fazer com Assange. Está nação até pode condenar Assange a pena perpetua ou a pena de morte, e não é com o desaparecimento de Assange que os crimes e actos terroristas cometidos pela nação NR.1 em crimes e actos terroristas vão desaparecer, pelo contrário, vão ter que ser mais e mais vezes divulgados na comunicação social, porque estes crimes hediondos e bárbaros têm de ter punição, e já que nenhum tribunal penal internacional tem a capacidade ou a coragem de julgar a tal nação assassina, criminosa e terrorista, ao menos que a justiça seja feita pelas próprias mãos de todo e qualquer cidadão do mundo sobre qualquer militar da tal nação. É o minimo

  2. É uma opinião.
    Por mim mandava o Assange pró carxxalho, não foi o seu espírito abnegado para com o mundo mas sim o seu espírito de ganhar muito dinheiro e ser famoso ( que já é), por isso pode ir pró diabo que o carregue que até aplaudo.

  3. Julian Assange, não passa de um terrorista informático em qualquer Democracia que se preze, e a Justiça deve ter mão pesada para com tipos dessa jaez.
    São anarcas, arruaceiros e perigosamente violentos!
    Tipos destes em grupo, são um perigo para qualquer Nação democrática.
    Activistas sem respeito pelas regras da vida em sociedade e incapazes de se inserirem na mesma!
    Fora com eles…

RESPONDER

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …