Após prisão de Assange, WikiLeaks disponibiliza dezenas de documentos secretos

Peter Rae / EPA

Por solicitação do próprio Julian Assange, detido na quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres, o WikiLeaks libertou o acesso a todos os documentos do seu arquivo de segurança que mantinha reservado para uma situação de emergência. Em causa estão milhares de dados secretos de governos e empresas de inúmeros países.

Os dados brutos mostram contratos, atas de reuniões e documentos. Contudo, grande parte do material já tinha sido divulgado pela organização. Ainda não se sabe se há entre os documentos conteúdos comprometedores para os Governos, como os já revelados no passado pelo WikiLeaks.

Entre os documentos agora disponíveis na Internet, constam informações sigilosas sobre o Governo dos Estados Unidos, o que provocou o pedido de extradição do fundador do WikiLeaks. No país, o ativista é acusado de conspiração e arrisca uma pena até cinco anos de prisão.

De acordo com o Jornal de Notícias, o arquivo contém igualmente mapas dos projetos de TGV em Portugal, um relatório da Polícia Judiciária sobre o caso do desaparecimento de Maddie McCann, diversos itens sobre as forças militares norte-americanas e os atentados de 11 de setembro. Timor-Leste é também um dos temas que se pode encontrar na lista com milhares de entradas.

Há ainda documentos que apontam que Steve Jobs, fundador da gigante norte-americana Apple, era seropositivo. Vários órgãos de comunicação internacionais, incluindo o CanalTech, contestaram os testes divulgados, alegando que são falsos.

“De acordo com analistas da Apple, ambos os documentos já tinham vindo a público ainda quando [Steve] Jobs estava vivo, e surgiram do site CNN iReport (…) em meados 2006, como uma tentativa de assustar os investidores da Apple e baixar o valor das ações da empresa”, observa o portal.

Equador deteve pessoa ligada ao portal

Na sexta-feira, a ministra do Interior do Equador, Maria Paula Romo, informou que as autoridades do país detiveram uma pessoa ligada ao portal WikiLeaks.

Durante uma entrevista numa rádio local, Maria Paula Romo assumiu que a detenção “é para fins de investigação”, preferindo não entrar em mais detalhes. “Temos de ser muito cautelosos” com as investigações, afirmou, deixando claro que o seu Governo não vai “permitir que o Equador se torne num centro de pirataria continental”.

“Uma pessoa próxima à Wikileaks, que reside no Equador, foi detida esta tarde (quinta-feira), enquanto se preparava para viajar para o Japão”, revelou o Ministério do Interior na sua conta oficial no Twitter.

Com 47 anos, Julie Assange foi detido devido a um mandado de extradição norte-americano por “pirataria informática”, que será analisado numa audiência judicial em 2 de maio, e a um mandado emitido em junho de 2012 pela justiça britânica por não-comparência em tribunal, um crime passível de ser punido com um ano de prisão.

  TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Crime e acto terrorista é o que a Inglaterra e a nação mais assassina, criminosa e terrorista do planeta estão a fazer com Assange. Está nação até pode condenar Assange a pena perpetua ou a pena de morte, e não é com o desaparecimento de Assange que os crimes e actos terroristas cometidos pela nação NR.1 em crimes e actos terroristas vão desaparecer, pelo contrário, vão ter que ser mais e mais vezes divulgados na comunicação social, porque estes crimes hediondos e bárbaros têm de ter punição, e já que nenhum tribunal penal internacional tem a capacidade ou a coragem de julgar a tal nação assassina, criminosa e terrorista, ao menos que a justiça seja feita pelas próprias mãos de todo e qualquer cidadão do mundo sobre qualquer militar da tal nação. É o minimo

  2. É uma opinião.
    Por mim mandava o Assange pró carxxalho, não foi o seu espírito abnegado para com o mundo mas sim o seu espírito de ganhar muito dinheiro e ser famoso ( que já é), por isso pode ir pró diabo que o carregue que até aplaudo.

  3. Julian Assange, não passa de um terrorista informático em qualquer Democracia que se preze, e a Justiça deve ter mão pesada para com tipos dessa jaez.
    São anarcas, arruaceiros e perigosamente violentos!
    Tipos destes em grupo, são um perigo para qualquer Nação democrática.
    Activistas sem respeito pelas regras da vida em sociedade e incapazes de se inserirem na mesma!
    Fora com eles…

RESPONDER

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …