Prémio de reduflação: pagar mais por menos 180g. Prémio foi mesmo entregue ao director da empresa: “Os gatos estavam a comer demais”.
Reduflação. Pode ser uma palavra estranha para alguns leitores, mas há algum tempo que começámos a escrever sobre esta tendência.
A reduflação é uma inflação diferente. Como a designação indica, é uma redução: não do preço, mas sim do tamanho. Ou seja, quando compramos um determinado produto, pagamos o mesmo mas levamos menos para casa.
Mas há outros casos: quando levamos menos para casa e…pagamos mais.
Nos Países Baixos, a Radar – plataforma dedicada a questões relacionadas com consumo – organizou uma iniciativa, que convidava os consumidores holandeses a denunciar casos de produtos mais caros e com menor quantidade.
Nesta segunda-feira, a Radar entregou o prémio de reduflação a um alimento para gatos, o Whiskas 7+.
12 sacos de 100 gramas de ração cada custavam 4,49 euros. Agora, 12 sacos de 85 gramas custam 5,49 euros. Noutros números: pagava-se 4,49 euros por 1.2 kg e agora paga-se 5,49 euros por praticamente 1 kg. É uma subida real de 43%.
Este prémio foi literalmente entregue ao director da Mars, empresa responsável pela gama Whiskas, que justificou: “Os nossos estudos mostraram que essas porções tinham que ser reduzidas para evitar que os gatos comessem demais e engordassem demais”.
”Estamos a trabalhar nisso há anos e agora coincide com esse aumento de preços”, analisou o director Roel Govers.
No entanto, replicou a Radar, a empresa não informou os consumidores que tinha reduzido a quantidade de cada saco.
Whiskas ficou com o indesejado prémio, mas havia outros candidatos.
750 ml de uma limonada custava 3,49 euros e agora 600 ml da mesma limonada custa 3,69 euros.
Cápsulas de café: 46 cápsulas por 3 euros, mas agora 40 cápsulas por 3,75 euros.
E um caso mais evidente: um molho de alho custava 0,75 euros por 250 g – agora custa 1,49 euros por 170 g. O dobro do preço por menos 32% do produto.
Pelo que percebemos, não foi este molho de alho a ficar com o prémio porque a empresa, a Bieze, anunciou a mudança de quantidade.
O que é estranho é que não haja nenhuma entidade a fiscalizar tais escândalos! Se algum cliente “desvia” qualquer produto ,que custe até menos do que um euro, todos os dispositivos de alarme disparam e aparecem logo os seguranças e a polícia
para defesa das mais valias dos srs empresários!!! E a nós? Quem nos defende perante tal roubalheira?? Aos reformados , que quase se alimentam só de nestum, está a acontecer-lhes o mesmo que aos gatos holandeses, também estão a emagrecer!!!
Mais um exemplo do marketing Made in USA, Holanda, etc…