WhatsApp anuncia ter conseguido encriptação total das mensagens

2

A aplicação anunciou esta terça-feira que integrou um serviço de encriptação total das mensagens dos seus mil milhões de utilizadores.

O WhatsApp acaba de anunciar uma medida que, na palavra dos seus fundadores, torna a aplicação mais segura do que nunca, mas que pode vir a trazer também vários conflitos legais.

No rescaldo do confronto entre o FBI e a Apple, a aplicação afirmou ter conseguido uma “encriptação total” para todas as mensagens, uma medida que aumenta a privacidade dos utilizadores.

“O WhatsApp sempre deu prioridade a que os seus dados e comunicações fossem tão seguros quanto possível”, refere uma nota colocada no blogue dos co-fundadores da app, Jan Koum e Brian Action, citada pela Lusa.

“E hoje estamos orgulhosos em anunciar que concluímos uma aplicação tecnológica que faz do WhatsApp um líder na proteção da sua comunicação privada: a encriptação total”, continuam.

O que significa que as comunicações entre os mais de mil milhões de subscritores do serviço só poderão ser lidas pelo destinatário, sendo até inacessíveis para os próprios intervenientes da aplicação.

As novas medidas de segurança da aplicação, detida atualmente pelo Facebook, estão a desencadear críticas nos círculos de aplicação da lei, com as autoridades a acusar este tipo de empresas de criar espaços “à prova de mandado” para criminosos e terroristas.

O mais recente caso deste género foi a luta do FBI para tentar desbloquear o iPhone de um dos terroristas responsáveis pelo massacre de San Bernardino, que matou 14 pessoas no ano passado.

O WhatsApp é atualmente o serviço de mensagens instantâneas mais utilizado em todo o mundo.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.