Web Summit vai ficar aquém dos 100 mil visitantes pedidos por Marcelo

Web Summit / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa com Paddy Cosgrave

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit

A cimeira deverá receber 70 mil visitantes, um número semelhante ao de 2019. A expansão da FIL, que estava prevista para 2022 e foi acordada em 2018 com a organização da Web Summit, continua na gaveta.

Marcelo disse no ano passado que queria ver 100 mil participantes na edição de 2022 da Web Summit, mas o seu desejo vai ficar por cumprir já que a expansão da Feira Internacional de Lisboa (FIL) ficou na gaveta. A expectativa é de que 70 mil pessoas visitem a cimeira este ano, um valor semelhante ao de 2019.

Mesmo assim, a dimensão do recinto deverá ser aumentada e bater um novo recorde. Em 2019, a cimeira estendeu-se ao longo de 183 292 metros quadrados e em 2022 a organização antecipa que cresça para 204 386 metros quadrados, escreve o ECO.

O evento deve ocupar os pavilhões 1, 2, 3 e 4 da FIL, assim como o multiusos, o Altice Arena, a Praça Sony, o PT Meeting Center e a Praça FIL, assim como espaços exteriores entre os pavilhões.

A promessa de duplicação da FIL até 2022 que o Estado e a Câmara Municipal de Lisboa fizeram à organização da cimeira em 2018 não vai ser cumprida, apesar de ter sido um fator decisivo para que a Web Summit se instalasse em Portugal durante 10 anos, com o pagamento de 11 milhões de euros por ano.

A ampliação estava prevista para outubro de 2021, mas não avançou por falta de acordo com a Fundação AIP, tendo depois a autarquia de Lisboa alargado o prazo mais um ano. Paddy Cosgrave, líder da Web Summit, esperava que o compromisso inicial fosse honrado.

Durante a cimeira de 2021, Carlos Moedas, que tinha recentemente tomado posse como novo autarca de Lisboa, disse estar a trabalhar na situação. A FIL avança que “não foram realizadas quaisquer obras de expansão das instalações existentes, mas sim melhor utilização dos espaços“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.