/

Warren Buffett vendeu tudo o que tinha em ações no setor da aviação

2

trackrecord / Flickr

Warren Buffett

A empresa imobiliária de Warren Buffett vendeu a totalidade das suas ações no setor da aviação dos Estados Unidos. O empresário não quer ficar exposto a empresas que “apenas irão consumir dinheiro nos próximos tempos”.

De acordo com o Jornal Económico, a explicação para esta decisão prende-se com a pandemia do novo coronavírus e inclui as ações da United, American, Southwest e Delta Airlines, que em dezembro de 2019 tinham um valor próximo de quatro mil milhões de euros.

“O mundo mudou para as companhias aéreas. E não sei como isso mudou e espero que se corrija de maneira razoavelmente rápida. Não sei se agora os americanos mudaram os seus hábitos ou mudarão de hábitos por causa do período prolongado”, explicou durante a reunião anual de acionistas da Berkshire feita por videoconferência no sábado.

O multimilionário referiu que “existem certas indústrias e, infelizmente, acho que a indústria aérea, entre outras, é realmente prejudicada por uma paralisação forçada por eventos que estão muito além do nosso controlo”.

Apesar de admirar as companhias aéreas, Buffett disse que “há eventos, como a calamidade do coronavírus, nos níveis mais baixos de probabilidades que acontecem, que exigem uma rápida mudança no investimento“.

Em dezembro, a Berkshire possuía 42,5 milhões de euros (10%) de ações da American Airlines, 58,9 milhões (9,2%) de ações da Delta, 51,3 milhões (10,1% de ações) da Southwest e 21,9 milhões (7,6% de ações) da United. Estas ações caíram 62,9%, 58,7%, 45,8% e 69,7%, respetivamente, em 2020.

“Nós tomámos uma decisão em relação ao negócio das companhias aéreas. Tirámos de lá dinheiro, mesmo tendo registado prejuízos significativos ao fazê-lo. Não vamos investir numa empresa que não fará outra coisa do que consumir dinheiro, nos próximos tempos”, rematou o líder da Berkshire.

ZAP //

2 Comments

  1. “Em dezembro, a Berkshire possuía 42,5 milhões de euros (10%) de ações americanas”

    Acho que o que se pretenderia aqui dizer seria “Em dezembro, a Berkshire possuía 42,5 milhões de euros (10%) de ações da American Airlines”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.