Vox, partido de extrema-direita espanhol, defende construção de muro contra a imigração

O deputado do partido de extrema-direita Vox na Comunidade de Madrid, Pablo Gutiérrez de Cabiedes, defendeu a construção de um muro em Ceuta e Melilla em nome da lei e por motivos “humanitários”.

“Eu entendo o muro como uma medida para cumprir a lei, para proteger os nossos polícias e que as fronteiras no nosso país sirvam apenas para as pessoas entrarem legalmente. É preciso que não se gerem expectativas aos imigrantes que depois não vão realizar-se, sob pena de correrem riscos. É também por motivos humanitários que defendo o muro”, disse à agência Lusa o deputado da Comunidade de Madrid e dirigente do Vox.

A proposta da extrema-direita sobre a construção do muro entre as autonomias espanholas e o reino de Marrocos no norte de África é um dos temas mais polémicos da atualidade política em Espanha, fortemente criticada pelos partidos de esquerda e associações de defesa de direitos humanos.

“As políticas de imigração são uma armadilha. São políticas que acabam por incrementar a atividade de máfias”, disse, questionando: “Como pode o ministro do Interior [Miguel Grande-Marlaska] permitir que os polícias espanhóis sejam agredidos nas fronteiras? Não os está a proteger, nem em Ceuta, nem em Melilla”.

O deputado do Vox falava à margem de uma sessão de esclarecimento na rua do Asfalto, bairro de Villaverde, uma zona “tradicionalmente de esquerda” na periferia de Madrid.

A sessão, que decorreu num bar de apoiantes do clube de futebol Real Madrid, juntou na noite de terça-feira mais de três dezenas de apoiantes do Vox do bairro habitado por 12 mil pessoas, onde a principal “preocupação” é o “crime, a prostituição e a imigração”.

“As políticas de imigração permitem que uma casa pequena seja ocupada ilegalmente por 25 imigrantes do norte de África e que prejudicam os nossos comerciantes”, disse um dos intervenientes durante a sessão de campanha do Vox.

“Isto não é xenofobia porque os políticos não nos dedicam tempo. Isto (Villaverde) é uma lixeira humana”, acrescentou o mesmo participante, que afirmava representar os pequenos comerciantes do bairro, entre cartazes do Real Madrid e estantes cheias de taças de um clube desportivo local.

Das três dezenas de participantes da sessão de campanha, quatro eram mulheres e vários levavam camisolas com a inscrição “Tenho orgulho em ser espanhol”. Um grande busto em gesso do autor de “D. Quixote de La Mancha”, Miguel de Cervantes e Saavedra, estava tapado por duas bolas de futebol autografadas por jogadores do Real Madrid.

O Vox vai continuar a percorrer os bares operários da periferia da capital durante os últimos dias de campanha através de convocatórias difundidas pelas redes sociais.
Espanha vai a votos no próximo domingo, pela quarta vez em quatro anos.

As eleições foram convocadas em setembro pelo rei de Espanha, Filipe VI, depois de constatar que Pedro Sánchez não conseguiu reunir os apoios suficientes para ser investido primeiro-ministro pela maioria absoluta dos deputados ou, numa segunda volta, apenas pela maioria simples.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gabriel afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …